ADOECIMENTO PSICOLÓGICO: UM RISCO SILENCIOSO ENFRENTADO PELO POLICIAL PENAL NO ESTADO DE RORAIMA

Vale, Adriana Timoteo

Vale, Adriana Timoteo. Adoecimento Psicológico: Um risco silencioso enfrentado pelo policial penal no Estado de Roraima. Dissertação do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania (MPSP). Universidade Estadual de Roraima (UERR). Boa Vista, 2023.

O trabalho é um fator fundamental ao indivíduo, garantindo-lhe, integração social e identidade pessoal. Ao se pensar no bem-estar laboral, há o entendimento de que a qualidade de vida no trabalho condiciona-se a vários fatores motivacionais que garantem bem-estar, gratificação e crescimento pessoal ao empregado. A segurança pública apresenta-se como uma demanda urgente da sociedade. Eleva-se a cobrança por eficiência das instituições públicas, principalmente o policial penal, sendo esses os profissionais da linha de frente do sistema carcerário. Quanto mais penosa e insalubre a profissão exercida com alto risco ocupacional, fazendo com que essa categoria profissional apresente um alto grau de vulnerabilidade promovendo o sofrimento psíquico, já que seu exercício profissional é marcado por uma rotina de constante tensão e perigo. Instituiu-se o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) como uma política de Estado para buscar soluções. Tendo como objetivo a promoção de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) para o policial penal. Este trabalho propõe-se a investigar os fatores que influenciam na qualidade de vida do policial penal sob o aspecto da saúde mental. O método utilizado na pesquisa consiste em pesquisa documental com fulcro na literatura especializada quanto aos procedimentos, baseada em informações registradas em dados disponibilizados pela Secretaria de Justiça e cidadania SEJUC, livros, artigos acadêmicos e publicações sobre o assunto. Com grande relevância para o conhecimento este tema pode auxiliar na formação de políticas públicas e inovação legislativa para proteção do policial penal, garantindo seus direitos fundamentais e tratamento direcionado a esta população, consequentemente, o fortalecimento da organização e a satisfação do interesse público com um serviço público de qualidade. Considerando que pouco se produz e se reflete acerca o sofrimento psíquico ocasionado pela atuação diária desses profissionais, bem como o desenvolvimento de novas pesquisas.

Qualidade de vida. Policial penal. Direitos Humanos. Prevenção. Trabalho laboral. Sofrimento Psíquico.

Prof. Dr. Emanuel Maciel da Silva Ramiro

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania – 2023