COMBATE À POLUIÇÃO DAS PRAIAS DO RIO CAUAMÉ NA ÁREA URBANA, POR MEIO DE ESTRATÉGIAS DE NEUROMARKETING: PROPOSTA APRESENTADA À SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS E MEIO AMBIENTE DE BOA VISTA/RR

Huppes, Inaê Iandara Moraes de Andrade

Huppes, Inaê Iandara Moraes de Andrade. Combate à Poluição das Praias do Rio Cauamé na Área Urbana, Por Meio de Estratégias de Neuromarketing: Proposta Apresentada à Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente de Boa Vista/RR. Dissertação do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania (MPSPDHC). Universidade Estadual de Roraima (UERR). Boa Vista, 2023.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de comunicação em ambiente digital utilizando estratégias de neuromarketing para sensibilizar o cidadão boa-vistense a não poluir as praias banhadas pelo Rio Cauamé. O impacto ambiental da poluição, vem preocupando há décadas ambientalistas e a sociedade em geral, pois interferem na harmonia da biodiversidade e na saúde humana. A neurociência tem importante participação no sucesso de tomadas de decisões e se entrelaça ao marketing com o propósito de entender e provocar estímulos, cujos resultados podem ser utilizados na concretização de trocas. Nesse contexto, o problema da pesquisa foi: Procurar saber de que forma as estratégias de neuromarketing como meio de promover a sustentabilidade podem sensibilizar o cidadão boa-vistense a não poluir as praias da zona urbana banhadas pelo rio Cauamé. A abordagem que embasa esse estudo é de cunho qualitativo, pois possibilitou o aprofundamento da compreensão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Boa Vista/RR, como responsáveis por realizar ações preventivas e de conscientização a sociedade. Essa abordagem também permitiu analisar a perspectiva da comunicação entre o citado organismo e a população usuária de seus serviços. A pesquisa foi embasada no método descritivo, pois se adequa à abordagem qualitativa escolhida, tendo como objetivo avaliar as características da população inserida na pesquisa descritiva e descrever o comportamento e estado das variáveis empregadas no decorrer desse estudo. O estudo foi realizado em três etapas: na primeira realizou-se uma revisão teórica de todos os autores que embasam a pesquisa; a segunda foi a pesquisa documental para analisar os resultados de campanhas de conscientização já implementadas pelo citado órgão; e, por fim, a execução da pesquisa de campo, onde buscou-se informações e conhecimentos acerca do problema para o qual se procurou uma resposta. Esse trabalho utilizou como técnica de coleta de dados a pesquisa de campo, por meio de um estudo de caso único, no departamento de gestão ambiental do município de Boa Vista/RR, sediado na Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente. Para a realização da observação e análise das variáveis comportamentais, foi constituído um grupo focal – GF, que, pelos princípios da pesquisa qualitativa, é uma metodologia de entrevista onde ocorre uma exposição oral específica e espontânea dos envolvidos. O GF foi composto por pessoas que possuem características em comum e que são de interesse da pesquisa: indivíduos frequentadores das praias sediadas na zona urbana de Boa Vista/RR e banhadas pelo rio Cauamé. Além disso, foi realizada a entrevista semiestruturada com uma representante da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente em Boa Vista/RR, responsável por coordenar o departamento de fiscalização e educação ambiental. Por fim, adotou-se um formulário para compor a entrevista estruturada com uma amostragem do público-alvo da pesquisa, a fim de interagir e entender o nível de conhecimento e entendimento dos indivíduos sobre o assunto tratado. Quanto ao produto da pesquisa, a finalidade foi idealizar o protótipo de um software interativo que permita que as pessoas ao decidir ir às praias banhadas pelo rio Cauamé, consigam verificar a poluição hídrica e atmosférica da região onde estejam, funcionando como um indicador de níveis elevados de poluentes que podem prejudicar a vida dos frequentadores, sejam eles ambulantes ou banhistas, pois essa é uma maneira de conscientizar a população de que o território que frequentam pode ser melhorado e o meio ambiente deve ser preservado. Os resultados alcançados nesta pesquisa foram capazes de responder aos objetivos estabelecidos. Quanto ao objetivo principal, verificou-se que houve retorno positivo, pois o produto da pesquisa poderá proporcionar diversos benefícios, sendo o principal deles a criação de uma proposta de comunicação em ambiente virtual permitindo a interação da SPMA com os frequentadores das praias, a partir da disponibilização de ferramentas interativas para auxiliá-los no processo de sensibilização para adoção de práticas sustentáveis e consequentemente alterar atitudes e comportamentos negativos da população, no que tange a poluição das praias banhadas pelo rio Cauamé, objetos deste estudo.

Neuromarketing. Sustentabilidade. Poluição.

Prof. Dr. Josias Ferreira da Silva

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania – 2023