CERTIFICAÇÃO ISO 9001 NA VARA DE ENTORPECENTES E ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE RORAIMA

Minhholi, Daniela Schirato Collersi

Minhholi, Daniela Schirato Collersi. Certificação Iso 9001 na Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima. Dissertação do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania (MPSPDHC). Universidade Estadual de Roraima (UERR). Boa Vista, 2023.

A pesquisa descreve as rotinas de trabalho, o mapa de controle, os indicadores de qualidade, os riscos e oportunidades de melhorias da Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas com a implementação do ISO 9001, entre os períodos de 2020 a 2022. A escolha do tema para o estudo se deu como consequência da observação pessoal da pesquisadora e da relevância do estudo sobre a melhoria no serviço público. A ideia central foi dar o primeiro passo para que novos estudos e pesquisas passem a estudar a Gestão da Qualidade nos Tribunais de Justiças, da mesma forma que se faz com indústrias, comércios e outras organizações. Além de relatar a importância da certificação ISO 9001 para o alcance da qualidade na prestação dos serviços públicos de modo que importantes princípios constitucionais foram consagrados. A metodologia envolve análise comparativa e abordagem qualiquantitativa com delineamento exploratório e descritivo norteado pela estratégia de estudo de caso que visa a demonstrar os benefícios da norma NBR ISO 9001, na referida unidade judicial. Diante das características do objeto de estudo e dos objetivos específicos propostos, entende-se que a abordagem por estudo de caso foi a mais apropriada. A coleta de dados envolveu os procedimentos técnicos de consulta bibliográfica e também documental, originados dos sistemas do Tribunal de Justiça de Roraima e do Conselho Nacional de Justiça, além de diversos artigos científicos acerca do tema e de Legislação aplicada à matéria. A pesquisa foi participante, uma vez que houve interação entre a pesquisadora e o escopo da pesquisa. Por fim, os resultados demonstram que, com a implementação da ISO 9001 ocorreram expressivas mudanças na forma de se gerenciar, além de diversas melhoras nos indicadores.

Certificação ISO 9001. Vara de Entorpecentes e Organização Criminosa. Tribunal de Justiça de Roraima.

Prof. Dr. Rildo Dias da Silva

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania – 2023