CIDADANIA INTERROMPIDA: O PAPEL DA ESCOLA NA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS ENTRE ADOLESCENTES EM BOA VISTA – RORAIMA

Oliveira, Vanessa Francisca Chagas de

Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania

Oliveira, Vanessa Francisca Chagas de. Cidadania Interrompida: O Papel da Escola na Prevenção ao Uso de Drogas entre Adolescentes em Boa Vista – Roraima. Dissertação do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania (MPSPDHC). Universidade Estadual de Roraima (UERR). Boa Vista, 2020.

A questão das drogas é apontada como uma das principais preocupações da sociedade e a escola tem sido considerada um espaço privilegiado para o trabalho preventivo. A pesquisa se processou com o objetivo geral de compreender o papel da escola pública no município de Boa Vista/RR, na prevenção ao uso de drogas por adolescentes como tema transversal, tendo em vista que a aproximação com tais substâncias é um aspecto que, muitas vezes, impossibilita a construção de cidadania por esse público. Utilizaram-se os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1997/1 998 para fundamentar as previsões de ações que envolvam a temática transversal de cidadania, por ter sido a direcionadora da aplicabilidade do Webnário de capacitação de professores como forma de contribuição para a atuação no âmbito da prevenção às drogas nas escolas. O evento de capacitação é produto de Mestrado Profissional e foi inscrito na Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Roraima (UERR). A capacitação ocorreu no modo online, como forma de atender aos decretos municipal e estadual que versam sobre as regras de distanciamento social em tempos de pandemia do Corona Vírus. Teve-se a adesão de duas escolas estaduais que estão inseridas na zona oeste de Boa Vista. Zona esta, que se configurou ao longo da pesquisa em vulnerável às drogas, através de pesquisas em sites de Instituições da Segurança Pública do estado, imprensa local, em pesquisas já construídas e em levantamento realizado no Núcleo de Estatísticas da Polícia Civil de Roraima. Emerge-se, desta forma, a relevância social da aplicabilidade do referido Webnário, que teve como ideia central, impactar de forma positiva a vida dos adolescentes que vivem neste espaço geográfico e estudam em instituições educacionais inseridas neste contexto. Para tanto, utilizou-se a técnica de pesquisa bibliográfica para subsidiar teoricamente a compreensão no que tange aos Parâmetros Curriculares Nacionais 1997/1998,0 papel da escola na prevenção às drogas e metodologias científicas. Realizouse estudo de caso do Colégio Estadual Militarizado Luiz Ribeiro de Lima, por meio de aplicação de entrevista com perguntas estruturadas à gestora pedagógica, analisou-se o Projeto Político Pedagógico do colégio e aplicou-se a técnica de pesquisa observacional que possibilitou o discurso detalhado a respeito das ações preventivas desenvolvidas e das vulnerabilidades sociais vivenciadas pelos estudantes. A pesquisa tem caráter qualitativo, pois analisou-se os dados de forma indutiva por ser um estudo de cunho descritivo.

Prevenção. Drogas. Adolescentes. Escola. Cidadania.

Orientador(a)

Prof. Dr. Rildo Dias da Silva

URL

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania – 2020