DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS VOLÁTEIS: CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

Souza, Alcenir Gomes de

Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania

Souza, Alcenir Gomes de. Direitos Humanos em Tempos Voláteis: Contribuições das Tecnologias Educacionais. Dissertação do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania (MPSPDHC). Universidade Estadual de Roraima (UERR). Boa Vista, 2020.

A proteção aos Direitos Humanos deve ser assunto de interesse de todas as pessoas, em todos os lugares. O tema não deve encontrar limitações de idade, contexto social, diferenças culturais ou mesmo religiosas para seu debate de forma aberta e respeitosa. Contextos e interpretações equivocadas alardeados por uma mídia sensacionalista auxiliam a construção de uma visão equivocada da sociedade. A fim de eliminar esses pré-conceitos, o objetivo geral deste produto foi apresentar os alicerces principiológicos dos Direitos Humanos, bem como sua evolução e desafios nesta época da chamada 4ª Revolução Industrial, utilizando um projeto piloto de intervenção prática que foi materializado por intermédio de um Curso de Extensão. Para alcançar o fim desta ação, utilizamos um modelo educacional, baseado na utilização das metodologias ativas de ensinoaprendizagem, que possui as ferramentas de diálogo capazes de oferecer uma oportunidade de mudança na perspectiva da comunidade, uma vez que estimula o estudante a interagir com o conteúdo apresentado e não permanecer apenas como um ouvinte passivo, conforme apresentado pela Dra. Lea Anastasiou (2004). Outro objetivo pontual desta Extensão Universitária, era desenvolver meios pelos quais os participantes pudessem materializar seu conhecimento teórico em alguma ação prática de proteção aos Direitos Humanos. Por fim, em razão da pandemia do COVID19, todo o projeto foi desenvolvido no formato online, mediante a realização de encontros síncronos e assíncronos, com a utilização de ferramentas exponenciais de tecnologia aplicadas à educação. Todo este esforço resultou em um curso de extensão marcado pela inovação digital, presença de grandes expoentes das ciências sociais e tecnologia, bem como pelo legado digital materializado por intermédio do canal do YouTube, onde estão armazenadas todas as interações do programa. Como resultado, 15 páginas web foram desenvolvidas diretamente pelos alunos e seguem impulsionando o objetivo do produto, que é disseminar a cultura de Direitos Humanos na sociedade.

Direitos Humanos. Educação. Tecnologia. Métodos ativos. Legado digital.

Profa. Dra. Isabella Coutinho Costa

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania – 2020