Título

ENTRE IDAS E VINDAS: OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS INDÍGENAS VENEZUELANAS WARAO REFUGIADAS E MIGRANTES EM RORAIMA, AMAZÔNIA.

Autor(es)

Santos, Josué Carlos Souza dos

Programa ou Curso

Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania

Data do documento

2022

Citação

Santos, Josué Carlos Souza dos. Entre idas e vindas: os processos de aprendizagem de crianças indígenas venezuelanas Warao refugiadas e migrantes em Roraima, Amazônia. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

Resumo

Essa pesquisa buscou analisar os processos de aprendizagem que vivenciam crianças indígenas Warao refugiadas e migrantes em Boa Vista, Roraima, na Amazônia, através de pesquisa bibliográfica e notas de campo. Dialogando com estudos interdisciplinares e traçando o contexto da história e cultura tradicional dos Warao, os processos de mobilidade, as relações sociais e os elementos de referência de sua organização social, são levantados os processos de aprendizagem e como eles acontecem nos abrigos urbanos em Boa Vista, fazendo uma interface com a situação de deslocamento migratório forçado. Este trabalho é produto, na atualidade, de uma problemática sociocultural baseada no complexo contexto socioeconômico, político e de violações de direitos humanos que ocasionou um fluxo massivo de migração dessa população indígena para o Brasil e consequentemente que levou o país a fornecer uma resposta humanitária que inclui a criação e manutenção de abrigos institucionais de recepção e acolhimento. Através de uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva possibilitadas pela minha experiência de campo nas idas pré-pandêmicas aos abrigos aliadas à sistematização do pensamento teórico sobre o tema, a categoria do tratamento é o estudo de caso das crianças indígenas venezuelanas Warao nos abrigos institucionais da Operação Acolhida em Boa Vista. A intenção foi de apresentar um breve contexto histórico sobre o povo Warao, entender o desenvolvimento da infância em emergências humanitárias e identificar em quais processos de aprendizagem estão inseridas as crianças indígenas Warao. Adota-se aqui a ideia de enculturação, ou seja, a construção da identidade da criança através da incorporação de elementos do meio ambiente, trazendo um sentimento de pertencimento (PASSEGGI, 2014), além da noção de mobilidade cultural, ou seja, os processos sociais que consideram a relação de diferentes culturas na formação do indivíduo (WALTER, 2008). Ademais, investigando os Warao, surgiu a necessidade de entender quem são os outros indígenas vivendo em Roraima, para uma compreensão mais ampla desse contexto indígena amazônico. Diante da ausência de uma plataforma que contenha informações iniciais atualizadas e organizadas a respeito dos povos indígenas em Roraima, deu-se a criação do website Povos Indígenas em Roraima como produto final desta pesquisa.

Palavras-chave

Indígenas. Warao. Boa Vista. Processos de Aprendizagem. Direitos

Orientador(a)

Profa. Dra. Isabella Coutinho Costa

Sigla da Instituição

UERR

URL

https://producoes.uerr.edu.br/wp-content/uploads/2023/07/JOSUE-Entre-idas-e-vindas-os-processos-de-aprendizagem-de-criancas-indigenas-venezuelanas-Warao-refugiadas-e-migrantes-em-Roraima-Amazonia.pdf

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DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania – 2022