A evolução da tecnologia móvel tem permitido uma multiplicidade de oportunidades no que
diz respeito à aquisição de conhecimentos. Desta forma, com o desenvolvimento dos
dispositivos móveis, surge a modalidade de aprendizagem ubíqua, caracterizada por permitir o
aprendizado por meio do acesso a conhecimentos em qualquer dia e horário sem orientação de
qualquer espécie, ou seja, de livre escolha por parte do indivíduo. Posto isto, surge o seguinte
questionamento: Como a aprendizagem ubíqua, modelo de aprendizagem construída a partir da
iniciativa individual, converge ou diverge da teoria sociointeracionista de Lev Semionovich
Vygotsky que define o desenvolvimento cognitivo como resultado da interação social? Portanto
o objetivo geral da seguinte pesquisa é analisar em quais aspectos o modelo de aprendizagem
ubíqua construída a partir da iniciativa individual converge ou diverge com a teoria elencada
por Vygotsky que define o desenvolvimento cognitivo como resultado do sociointeracionismo
e os objetivos específicos são: Compreender as ligações entre as possibilidades e os desafios
das tecnologias para a aprendizagem ubíqua dentro do processo educativo; Conhecer as práticas
educativas envolvendo a mobilidade e à ubiquidade; Refletir sobre a teoria de Vygotsky no
contexto da interação social dentro do processo cognitivo de aprendizagem; Investigar as
divergências e convergências entre a teoria de Vygotsky e o modelo de aprendizagem ubíqua
dentro do processo de aquisição de conhecimento. Para isso, é produzido uma discussão com
base em conceitos pertinentes para o desenvolvimento da pesquisa que permitiram chegar ao
resultado de que a aprendizagem ubíqua e a teoria de Vygotsky, apesar de possuírem
divergências, também possuem pontos convergentes no sentido de que pode haver mediação na
aprendizagem ubíqua. O presente trabalho contou, com uma pesquisa bibliográfica de caráter
qualitativo, quanto à abordagem, para corroboração das informações nas referências
bibliográficas sistematizadas.