As reflexões e inquietações acerca das iminentes mudanças propostas pela Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus efeitos produzidos no Documento
Curricular de Roraima (DCRR), além da inesperada pandemia do novo Coronavírus,
causador da doença Covid-19, tem solicitado do professor mudanças nas formas de
ensinar, nas práticas pedagógicas, nas metodologias, na inserção de novas
ferramentas de trabalho, por exemplo. Observando este cenário, o estudo teve como
objetivo principal conhecer a concepção dos professores de Educação Física que
atuam no Ensino Fundamental II, quanto às alterações ocorridas em sua prática
pedagógica a luz do Documento Curricular de Roraima. Para tanto, a revisão de
literatura proposta permitiu caracterizar os marcos legais e teóricos que orientaram a
implementação do DCRR para o componente curricular Educação Física, situando-o
no contexto histórico que o cerca. Assim, como forma de descrever o processo de
elaboração e a estrutura pedagógica do DCRR para o componente curricular
Educação Física e analisar a prática pedagógica dos professores de Educação
Física a partir da implantação do DCRR durante a pandemia da Covid-19, o
delineamento metodológico assentou-se no desenvolvimento de uma pesquisa
bibliográfica, documental e de campo, de caráter qualitativo, abordagem
fenomenológica-hermenêutica, do tipo descritiva, tendo como método de
interpretação dos dados a análise de conteúdo e cujo instrumento de coleta de
dados foi uma entrevista semiestruturada gravada. Os resultados obtidos permitiram
identificar como um determinado grupo social compreende e interpreta o ensino, a
aprendizagem e o currículo adotado. Em se tratando dos membros da comissão de
implementação do DCRR, ficou constatado que sua elaboração seguiu às Diretrizes
do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular
(ProBNCC), visando a promoção e garantia de formação dos professores, tanto de
seu conhecimento geral quanto de modo específico correspondente a cada área do
currículo escolar. No entanto, problemas como os de estrutura física das escolas
públicas estaduais do Ensino Fundamental II, falta de materiais didáticos e
pedagógicos, por exemplo, ainda são um desafio a ser vencido, principalmente
porque se propõe a realização de um planejamento considerando a diversidade
cultural do Estado. Com relação aos docentes, ficou evidenciado que um dos
grandes desafios do professor de Educação Física no cenário local, é, justamente,
compreender os processos elencados no currículo, que neste caso, é o DCRR, e
instrumentalizar os seus elementos constituintes em sua prática pedagógica
cotidiana. A boa avaliação se dá em virtude dos conhecimentos adquiridos em torno
do DCRR e de sua aplicabilidade. No entanto, falta uma conexão entre o ato docente
e a orientação a ser recebida, assim como a falta de estrutura física, material e
pedagógica.