A Educação Infantil em seu percurso histórico vem alcançando destaque no que tange ao
trabalho pedagógico com vistas a favorecer o desenvolvimento integral das crianças. Nesta
perspectiva a Educação Científica, surge como possibilidade de favorecer a aprendizagem e
desenvolvimento dos alunos desta etapa da Educação Básica. Deste modo, a formação
continuada de professores fundamentada em propostas pedagógicas que promovam a
Educação Científica torna-se relevante objeto de investigação no contexto educacional, uma
vez que, o desenvolvimento profissional e pessoal do professor, possui uma estreita relação
com o processo de desenvolvimento dos alunos. Diante desta realidade esta pesquisa buscou
responder ao seguinte problema: Como uma formação continuada de professores da Educação
Infantil, fundamentada na Educação Científica pode contribuir para o ensino e a
aprendizagem das crianças no processo de Alfabetização Científica? Para tanto traçou o
seguinte objetivo geral: Analisar uma proposta de formação continuada de professores de
Educação Infantil, com fundamento na Educação Científica, como promotora da
Alfabetização Científica no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de duas escolas do
município de Alto Alegre-RR. Em função do objetivo geral proposto, foram evidenciados os
seguintes objetivos específicos: Discutir a atuação dos professores e as estratégias de ensino e
aprendizagem desenvolvidos na Educação Infantil; realizar oficinas pedagógicas com
professores de duas escolas de Educação Infantil do sistema municipal de Ensino de Alto
Alegre-RR, em que se oportunize a análise, reflexão e discussão da Alfabetização Científica
na prática destes professores; produzir como Produto Educacional um Guia de Orientação
didático/pedagógico com os professores da Educação Infantil de duas escolas do município de
Alto Alegre – RR. A pesquisa foi de natureza qualitativa e exploratória e, do ponto de vista
dos procedimentos técnicos foi uma pesquisa-ação, tendo como proposta o desenvolvimento
de 08 (oito) oficinas de formação continuada com os participantes da pesquisa, que foram 08
(oito) professores de duas escolas do sistema municipal de ensino de Alto Alegre-RR. Para a
coleta de dados foram utilizados como instrumento um questionário semiestruturado, descrição das observações e atividades realizadas no decorrer das oficinas, relato dos diálogos
e registros escritos por meio do Diário de Bordo, registro fotográfico e vídeos produzidos com
os professores participantes da pesquisa. A análise dos dados coletados pelo questionário
ocorreu conforme a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016) os demais dados
coletados no decorrer das oficinas foram analisados de forma descritiva. Os resultados
evidenciaram que a Formação Continuada fundamentada na Educação Científica, utilizando- se da proposta de projetos de pesquisa por meio de atividades investigativas foram
consideradas relevantes para aperfeiçoamento das práticas pedagógicas dos professores. E
estas contribuições foram fundamentais para que os professores se encorajassem a
desenvolver projetos de pesquisas com as crianças, possibilitando um ensino repleto de
problematizações e investigações, com os alunos atuando ativamente em busca de respostas
para suas curiosidades. A pesquisa demonstrou ainda que a Formação Continuada
fundamentada na Educação Científica, através da utilização de projetos de pesquisas
possibilita reflexões, e transformação das práticas dos professores, possibilitando que estes
percebam que possuem condições de se tornarem pesquisadores da educação com seus alunos. O Produto Educacional resultante da pesquisa constituiu-se de um Guia Didático/Pedagógico, elaborado a partir dos resultados da pesquisa, visando a orientação para a formação de
professores fundamentada na Educação Científica, bem como orientações para a prática de
produção de projetos de pesquisa com vistas a promoção da Alfabetização Científica das
crianças da Educação infantil.