Pensando em uma abordagem metodológica que auxilie os estudantes do 6º ano e do
7º ano do Ensino Fundamental anos finais, na aquisição do letramento científico,
elaboramos um kit didático “Um dia de Paleontólogo” contendo um livro investigativo
com assuntos sobre rochas e fósseis. Assim, a partir da elaboração do livro surgiram
os seguintes questionamentos para embasar esta pesquisa: 1. O objeto de estudo
(livro) “Um dia de Paleontólogo” é eficaz no desenvolvimento do letramento científico
dos estudantes 6º ano e do 7º ano ensino fundamental?”; 2. Uma vez que o livro é
eficaz, como o desenvolvimento do letramento científico ocorre com base na Teoria
Histórico Cultural de Vygotsky? 3. Quais são os elementos que irão evidenciar isso?
Na busca de encontrar respostas aos questionamos propostos, a pesquisa teve como
objetivo analisar se o kit didático investigativo “Um dia de Paleontólogo” favorece a
aprendizagem e o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes do 6º ano
e do 7º ano do ensino fundamental, e compreender como esse processo ocorre tendo
como base a Teoria Histórico Cultural de Vygotsky. Portanto, a pesquisa foi aplicada
com estudantes do 6º ano e do 7º ano do segundo segmento do ensino fundamental
os quais foram convidados a interagir com o material didático guiado pela estrutura do
ensino investigativo (Orientação, Conceitualização, Investigação e Conclusão,
permeada por intensa Discussão). Para verificação dos resultados, as interações
verbais a partir da utilização do livro pelos estudantes foram gravadas e analisadas,
assim como os apontamentos escritos no material didático. Os registros nos deram
sustentação para analisar as conversas de aprendizagem, os indicadores da
alfabetização científica e o nível de letramento científico dos estudantes.
Contabilizamos 253 interações verbais entre os estudantes do 6º ano e 265 entre os
do 7º ano. Os resultados gerais foram os mesmos para as duas séries de ensino. A
Conversa Estratégica foi mais frequente na fase Orientação. Já a Conversa Conceitual
e Perceptiva foram as que mais se destacaram na fase Conceitualização e na fase
Investigativa, respectivamente. A última fase da SEI, a Conclusão, levou os
estudantes novamente a Conversa Conceitual onde conseguiram inferir reflexões
sobre a atividade desenvolvida. Os indicadores foram pontuais para evidenciar as
etapas da SEI, sendo na fase investigação o aparecimento de todos os indicadores
com maior frequência para a organização e classificação, previsão, justificativa e
explicação. A análise do Kit didático possibilitou classificar os estudantes quanto aos
NLC com base nos conteúdos de Paleontologia propostos no livro. Deste modo,
categorizamos de forma geral que 21,05% encontravam-se no NLC 2 e 78,95% no
NLC 3. Concluímos que o ensino investigativo colaborativo através de um kit didático
favoreceu a aprendizagem e o desenvolvimento do letramento científico nos
estudantes da rede básica de ensino.