Este estudo partiu do pressuposto de divulgar a ciência, contextualizando a presença
desta no nosso cotidiano, mostrando sua importância para a sociedade e como a
presença feminina foi aumentando com o passar do tempo. Tem como base a
proposta de relacionar os conhecimentos dessa área com acontecimentos do dia a
dia por meio de uma exposição científica itinerante. Esta pesquisa teve abordagem
teórica bibliográfica, com caráter qualitativo. O problema central desse trabalho é
voltado para o ensino e divulgação do conhecimento em química, e buscou responder
à seguinte questão: Em que medida uma exposição científica da Tabela Periódica
pode contribuir para a divulgação científica da presença feminina na descoberta dos
elementos químicos entre alunos do Ensino Médio? Assim, esta proposta teve como
objetivo geral: Avaliar o potencial de uma exposição científica para divulgar a
participação feminina na descoberta dos elementos químicos da Tabela Periódica. A
metodologia da pesquisa ocorreu, através de uma exposição de divulgação científica
com a temática da Contribuição feminina na descoberta dos elementos químicos da
Tabela Periódica através de um vídeo interativo e uma Sequência Didática de aulas
on-line que foram realizadas por meio da ferramenta Google Meet em três Escolas
Públicas de nível básico. Com base nos resultados apontados na pesquisa em
questão, conclui-se que a resposta ao problema apresentado foi positiva, houve
evolução dos saberes dos estudantes que participaram da divulgação da exposição
através de vídeo e das aulas on-line, as quais abordaram diversos campos do
conhecimento científico. Houveram contribuições para a educação e para a
divulgação da ciência química, além de um olhar para a contribuição feminina na
descoberta de elementos químicos, fatos que são tão pouco explorados quando o
assunto é Tabela Periódica. O produto proposto nessa pesquisa foi uma Exposição
itinerante com o tema “Mulheres que fazem Ciência” mediante a utilização de uma
tabela periódica interativa. Devido ao momento pandêmico a exposição foi realizada
de forma on-line através de um vídeo, para que o espectador pudesse explorar seu
lado investigativo e curioso, possibilitando a compreensão dos elementos químicos e
até mesmo auxiliando na socialização do público, de uma maneira lúdica e de forma
mais atrativa.