Silva, Bruna Diniz

Silva, Bruna Diniz. A ciência e as mulheres: a contribuição feminina para a construção da tabela periódica. 2022. 207 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

Este estudo partiu do pressuposto de divulgar a ciência, contextualizando a presença desta no nosso cotidiano, mostrando sua importância para a sociedade e como a presença feminina foi aumentando com o passar do tempo. Tem como base a proposta de relacionar os conhecimentos dessa área com acontecimentos do dia a dia por meio de uma exposição científica itinerante. Esta pesquisa teve abordagem teórica bibliográfica, com caráter qualitativo. O problema central desse trabalho é voltado para o ensino e divulgação do conhecimento em química, e buscou responder à seguinte questão: Em que medida uma exposição científica da Tabela Periódica pode contribuir para a divulgação científica da presença feminina na descoberta dos elementos químicos entre alunos do Ensino Médio? Assim, esta proposta teve como objetivo geral: Avaliar o potencial de uma exposição científica para divulgar a participação feminina na descoberta dos elementos químicos da Tabela Periódica. A metodologia da pesquisa ocorreu, através de uma exposição de divulgação científica com a temática da Contribuição feminina na descoberta dos elementos químicos da Tabela Periódica através de um vídeo interativo e uma Sequência Didática de aulas on-line que foram realizadas por meio da ferramenta Google Meet em três Escolas Públicas de nível básico. Com base nos resultados apontados na pesquisa em questão, conclui-se que a resposta ao problema apresentado foi positiva, houve evolução dos saberes dos estudantes que participaram da divulgação da exposição através de vídeo e das aulas on-line, as quais abordaram diversos campos do conhecimento científico. Houveram contribuições para a educação e para a divulgação da ciência química, além de um olhar para a contribuição feminina na descoberta de elementos químicos, fatos que são tão pouco explorados quando o assunto é Tabela Periódica. O produto proposto nessa pesquisa foi uma Exposição itinerante com o tema “Mulheres que fazem Ciência” mediante a utilização de uma tabela periódica interativa. Devido ao momento pandêmico a exposição foi realizada de forma on-line através de um vídeo, para que o espectador pudesse explorar seu lado investigativo e curioso, possibilitando a compreensão dos elementos químicos e até mesmo auxiliando na socialização do público, de uma maneira lúdica e de forma mais atrativa.

Divulgação científica. Ensino de química . Mulheres na Ciência. Tabela Periódica.

Bruna Diniz Silva / Régia Chacon Pessoa de Lima

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – 2022