A formação de professores se constitui como um dos pilares para alcançarmos uma
educação pública de qualidade, inclusiva e baseada nos princípios de equidade, justiça e
igualdade. Partindo desse princípio, o presente estudo tem como objetivo geral analisar a
contribuição da formação continuada para o desenvolvimento profissional de professores de
Matemática do Ensino Médio da rede pública estadual de Roraima. A pesquisa foi realizada
junto a professores de Matemática do Ensino Médio que concluíram com êxito o curso
“Descritores da Matemática no Ensino Fundamental Final e Médio e as Políticas Públicas”.
Este curso é ofertado pelo Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de
Roraima-CEFORR desde 2017. O problema da pesquisa está baseado em questionar se o
processo de formação continuada ofertada pelo CEFORR contribui para o desenvolvimento
profissional de professores de Matemática do Ensino Médio. Constitui-se enquanto uma
pesquisa de cunho qualitativo. Utilizou-se o estudo de documentos e legislações que
abordam o componente curricular Matemática, bem como artigos disponíveis em periódicos,
além de teses e dissertações, enquanto subsídio para o estudo bibliográfico. Por meio da
análise, concluiu-se que os cursos de formação continuada devem proporcionar ao
professor atitudes emancipatórias, de constantes aprendizagens, sobretudo aprendizagens
que o conduza a reflexão de que a sociedade, em constante mudança, impõe à escola
responsabilidades cada vez maiores. Assim, a formação continuada se mostra como um
meio de viabilização de mudanças qualitativas para o trabalho do professor e
consequentemente colabora para o seu desenvolvimento profissional.