Sousa, Adelson Pereira de

Sousa, Adelson Pereira de. A contribuição da formação continuada para o desenvolvimento profissional dos professores de matemática do ensino médio da rede pública do estado de Roraima. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

A formação de professores se constitui como um dos pilares para alcançarmos uma educação pública de qualidade, inclusiva e baseada nos princípios de equidade, justiça e igualdade. Partindo desse princípio, o presente estudo tem como objetivo geral analisar a contribuição da formação continuada para o desenvolvimento profissional de professores de Matemática do Ensino Médio da rede pública estadual de Roraima. A pesquisa foi realizada junto a professores de Matemática do Ensino Médio que concluíram com êxito o curso “Descritores da Matemática no Ensino Fundamental Final e Médio e as Políticas Públicas”. Este curso é ofertado pelo Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima-CEFORR desde 2017. O problema da pesquisa está baseado em questionar se o processo de formação continuada ofertada pelo CEFORR contribui para o desenvolvimento profissional de professores de Matemática do Ensino Médio. Constitui-se enquanto uma pesquisa de cunho qualitativo. Utilizou-se o estudo de documentos e legislações que abordam o componente curricular Matemática, bem como artigos disponíveis em periódicos, além de teses e dissertações, enquanto subsídio para o estudo bibliográfico. Por meio da análise, concluiu-se que os cursos de formação continuada devem proporcionar ao professor atitudes emancipatórias, de constantes aprendizagens, sobretudo aprendizagens que o conduza a reflexão de que a sociedade, em constante mudança, impõe à escola responsabilidades cada vez maiores. Assim, a formação continuada se mostra como um meio de viabilização de mudanças qualitativas para o trabalho do professor e consequentemente colabora para o seu desenvolvimento profissional.

Formação continuada, Descritores da Matemática, Desenvolvimento profissional.

Adelson Pereira de Sousa / Nilra Jane Filgueira Bezerra