Esta dissertação teve por objetivo principal analisar as contribuições para a
aprendizagem, por meio do jogo para a resolução de problemas por um estudante
com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no 3º ano do Ensino Fundamental do
Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR),
fundamentado em Galperin, Talízina e Majmutov. A pesquisa foi de natureza
aplicada, com abordagem qualitativa, do tipo explicativa, mediante a realização de
um estudo de caso junto a um aluno do 3º ano do Ensino Fundamental do
CAp/UFRR. Os resultados alcançados com a Atividade de Situações Problemas
Discentes em Matéria e Energia (ASPDME), em Ciências da Natureza, cujo objeto
de conhecimento foi “A produção do som”, explorado por meio de uma sequência
didática, mostraram que o aluno com TEA, em seu nível de partida, apresentou
progresso e aprendizagem, mas, com mediação da pesquisadora ao longo da fase
diagnóstica vivenciada. Na fase formativa, concluiu-se que há evidências da
capacidade do aluno com TEA em aplicar conceitos nas condições do ensino
propostas, mas, falta-lhe, por conta da deficiência, independência e autonomia em
muitos dos momentos vivenciados. Na fase final, ao identificar a etapa mental do
aluno com TEA, a partir da ASPDME, chegou-se à conclusão que os conceitos
formados são limitados, quando explorados na forma escrita. Mas, quando, por meio
da fala, ou da vivência do jogo, eles trazem uma maior facilidade de cumprimento,
grau de automatização e rapidez. Por fim, ao analisar as contribuições de uma
proposta didática, como produto educacional, envolvendo um Esquema da Base
Orientadora da Ação (EBOCA) da ASPDME, concluiu-se que o aluno com TEA
consegue resolver problemas, mas, se for devidamente orientado, comprovando-se
que a utilização de jogos educativos adaptados e problematizadores promovem a
aprendizagem do conteúdo a produção do som no ensino de Ciências da Natureza,
desde que haja a construção de um caminho pedagógico voltado para o
atendimento das suas necessidades educacionais. Os resultados mostram indícios
de que é a partir das intervenções didático-metodológicas usadas durante a
execução das ações, orientadas em diferentes estágios de mediação, que é possível
desenvolver um EBOCA da Atividade de Situações Problemas Discente (ASPD), e,
ainda, lograr resultados positivos e significativos.