Oliveira, Ana Rita de Cássia Silva

Oliveira, Ana Rita de Cássia Silva. A contribuição de jogos para a resolução de problemas por estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) fundamentado em Galperin, Talízina e Majmutov. 2022. 172 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

Esta dissertação teve por objetivo principal analisar as contribuições para a aprendizagem, por meio do jogo para a resolução de problemas por um estudante com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR), fundamentado em Galperin, Talízina e Majmutov. A pesquisa foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, do tipo explicativa, mediante a realização de um estudo de caso junto a um aluno do 3º ano do Ensino Fundamental do CAp/UFRR. Os resultados alcançados com a Atividade de Situações Problemas Discentes em Matéria e Energia (ASPDME), em Ciências da Natureza, cujo objeto de conhecimento foi “A produção do som”, explorado por meio de uma sequência didática, mostraram que o aluno com TEA, em seu nível de partida, apresentou progresso e aprendizagem, mas, com mediação da pesquisadora ao longo da fase diagnóstica vivenciada. Na fase formativa, concluiu-se que há evidências da capacidade do aluno com TEA em aplicar conceitos nas condições do ensino propostas, mas, falta-lhe, por conta da deficiência, independência e autonomia em muitos dos momentos vivenciados. Na fase final, ao identificar a etapa mental do aluno com TEA, a partir da ASPDME, chegou-se à conclusão que os conceitos formados são limitados, quando explorados na forma escrita. Mas, quando, por meio da fala, ou da vivência do jogo, eles trazem uma maior facilidade de cumprimento, grau de automatização e rapidez. Por fim, ao analisar as contribuições de uma proposta didática, como produto educacional, envolvendo um Esquema da Base Orientadora da Ação (EBOCA) da ASPDME, concluiu-se que o aluno com TEA consegue resolver problemas, mas, se for devidamente orientado, comprovando-se que a utilização de jogos educativos adaptados e problematizadores promovem a aprendizagem do conteúdo a produção do som no ensino de Ciências da Natureza, desde que haja a construção de um caminho pedagógico voltado para o atendimento das suas necessidades educacionais. Os resultados mostram indícios de que é a partir das intervenções didático-metodológicas usadas durante a execução das ações, orientadas em diferentes estágios de mediação, que é possível desenvolver um EBOCA da Atividade de Situações Problemas Discente (ASPD), e, ainda, lograr resultados positivos e significativos.

Aprendizagem. Matéria e Energia. Ciências da Natureza. Produção do Som.

Ana Rita de Cássia Silva Oliveira / Oscar Tintorer Delgado

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – 2022