Título

A Educação financeira sob a luz da teoria de registro e representações semiótica: análise de uma sequência didática para alunos da 1ª série do ensino médio

Autor(es)

Simas, Magda Rita da Paixão

Programa ou Curso

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Data do documento

2023

Citação

Simas, Magda Rita da Paixão. A Educação financeira sob a luz da teoria de registro e representações semiótica: análise de uma sequência didática para alunos da 1ª série do ensino médio. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2023.

Resumo

Esta pesquisa está vinculada a linha de pesquisa Métodos Pedagógicos e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Teve como objetivo analisar as contribuições da Teoria de Registros de Representações Semiótica (TRRS) de Duval para a organização do processo de ensino e aprendizagem da Matemática Financeira no Ensino Médio. Pesquisas científicas abordam a importância do estudo da Matemática Financeira no Ensino Médio (EM), a forma em que esse assunto é apresentado nos livros didáticos, sua eficácia na amplitude dos conteúdos e sua contribuição na aprendizagem dos alunos, contextualização e coerência com as competências apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste cenário, a Teoria de Registros de Representação Semiótica surge como uma alternativa de melhorar a qualidade e a eficácia do processo de ensino e aprendizagem de Matemática a partir do uso de registros de representações semióticas. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, envolvendo duas turmas de estudantes da 1ª série EM, da Colégio Estadual Militarizado CEM XXXII Prof. Severino Gonçalo Gomes Cavalcante no município de Boa Vista – Roraima. A análise tem como referência o modelo cognitivo de Duval conforme a TRRS para o desenvolvimento do pensamento matemático. Como resultado, a pesquisa apresenta um produto educacional que consiste em uma Sequência Didática (SD) para o ensino da Matemática Financeira para estudantes da 1ª série EM.

Palavras-chave

Matemática. Ensino e Aprendizagem. Resolução de Problemas. Porcentagem

Editor

Magda Rita da Paixão Simas – Rossiter Ambrósio dos Santos

Sigla da Instituição

UERR

URI

https://producoes.uerr.edu.br/wp-content/uploads/2023/08/MAGDA-A-educacao-financeira-sob-a-luz-da-teoria-de-registro-e-representacoes-semiotica-analise-de-uma-sequencia-didatica-para-alunos-da-1-seri.pdf

Este item aparece nas coleções

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – 2023