Simas, Magda Rita da Paixão

Simas, Magda Rita da Paixão. A Educação financeira sob a luz da teoria de registro e representações semiótica: análise de uma sequência didática para alunos da 1ª série do ensino médio. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2023.

Esta pesquisa está vinculada a linha de pesquisa Métodos Pedagógicos e Tecnologias Digitais no Ensino de Ciências, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Teve como objetivo analisar as contribuições da Teoria de Registros de Representações Semiótica (TRRS) de Duval para a organização do processo de ensino e aprendizagem da Matemática Financeira no Ensino Médio. Pesquisas científicas abordam a importância do estudo da Matemática Financeira no Ensino Médio (EM), a forma em que esse assunto é apresentado nos livros didáticos, sua eficácia na amplitude dos conteúdos e sua contribuição na aprendizagem dos alunos, contextualização e coerência com as competências apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste cenário, a Teoria de Registros de Representação Semiótica surge como uma alternativa de melhorar a qualidade e a eficácia do processo de ensino e aprendizagem de Matemática a partir do uso de registros de representações semióticas. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa, envolvendo duas turmas de estudantes da 1ª série EM, da Colégio Estadual Militarizado CEM XXXII Prof. Severino Gonçalo Gomes Cavalcante no município de Boa Vista – Roraima. A análise tem como referência o modelo cognitivo de Duval conforme a TRRS para o desenvolvimento do pensamento matemático. Como resultado, a pesquisa apresenta um produto educacional que consiste em uma Sequência Didática (SD) para o ensino da Matemática Financeira para estudantes da 1ª série EM.

Matemática. Ensino e Aprendizagem. Resolução de Problemas. Porcentagem

Magda Rita da Paixão Simas – Rossiter Ambrósio dos Santos