A ESCOLA DE CHICAGO E A VIOLÊNCIA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA – RORAIMA (RR), NO PERÍODO DE 2015-2018: OS CASOS DE HOMICÍDIOS ENVOLVENDO VÍTIMAS JOVENS DE 15 A 24 ANOS

Reinert, Kimberly Hardy

Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania

Reinert, Kimberly Hardy. A Escola de Chicago e a Violência no Município de Boa Vista – Roraima (RR), no Período de 2015-2018: Os Casos de Homicídios Envolvendo Vítimas Jovens de 15 a 24 Anos. Dissertação do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania (MPSPDHC). Universidade Estadual de Roraima (UERR). Boa Vista, 2023.

Ao final do século XIX, os Estados Unidos sofreu um crescimento populacional desenfreado influenciado pelos movimentos imigratórios e pelo Êxodo Rural, os quais somados contribuíram, sobremaneira, para o agravamento das problemáticas sociais, dentre elas, a criminalidade. Nesta senda, este crescimento populacional nas zonas urbanas serviu como laboratório de pesquisas por estudiosos da Universidade de Chicago, cujas análises obtidas serviram para traçar as linhas básicas referente ao espaço urbano, culminando com o surgimento da denominada Escola de Chicago ou Ecologia Humana, a qual, em outras linhas, assevera que há íntima relação entre as condutas criminais com os fatores físicos e sociais onde são praticados. Assim, a presente pesquisa pautandose nas contribuições da Escola de Chicago, dentre elas sua metodologia, mapeará as zonas criminógenas com altos índices de homicídios de jovens, entre 15 a 24 anos, no município de Boa Vista – Roraima, no período de 2015 a 2018, através da divisão por bairros levando em conta os critérios socioeconômicos. A construção do mapa da violência do município de Boa Vista ocorrerá após a colheita de dados em boletins de ocorrência e/ou inquérito policial, junto a Delegacia especializada, Distritos Policiais e Central de Flagrante, bem como em pesquisas bibliográficas realizadas junto a artigo, revistas e livros. Portanto, apesar de o fenômeno da violência ser multifatorial e não se distribuir de forma uniforme no meio social, é possível, com base nas condições socioeconômicas, construir mapas da violência, identificando os locais com altos índices de homicídios de jovens, com vistas a compor um retrato da violência.

Escola de Chicago, homicídios dolosos, jovens, Boa Vista – Roraima.

Prof. Dr. Fernando César Costa Xavier

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania – 2023