Wottrich, Marcelle Grécia da Silva Nogueira

Wottrich, Marcelle Grécia da Silva Nogueira. A formação continuada e sua implicação na mediação de conflitos no programa justiça comunitária. 2022. 156 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

A violência tem alcançado os espaços educacionais, dificultando o convívio social principalmente quando destacamos o corpo discente. A comunicação se apresenta como uma matriz norteadora do fazer educativo e buscar práticas não violentas de interação tem sido o desafio de muitas instituições. A mediação de conflitos surge como uma possibilidade de fortalecimento para a escola, apresentando um trabalho de caráter educativo e preventivo que vem crescendo em alguns estados brasileiros, impulsionando o fazer dialógico e a cidadania. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral, analisar os impactos da formação continuada em mediação de conflitos na prática docente, frente às formas de violência encontradas nas escolas. Com o propósito de alcançar esse objetivo, foi necessário conhecermos os impactos das atividades que o Programa Justiça Comunitária realiza nas escolas capacitadas em mediação de conflitos; bem como, compreender a contribuição deste para a formação dos professores mediadores nas escolas capacitadas e identificar através do levantamento de suas ações as ferramentas adotadas como medidas preventivas de violência e promoção das relações interpessoais nas escolas. Para tanto, fez-se necessário fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema gerador, assim como realizar uma pesquisa de campo que visou a coleta de documentos e elaboração de instrumentos os quais foram necessários para alcançar os objetivos propostos. Esta pesquisa contou com uma base teórica fundamentada nos autores: Abramovay (2002, 2005, 2021), Freire (2011, 2015), Habermas (1989, 2000, 2012), Melo (2008), Muller (2017), Nóvoa (1992, 2002, 2009, 2017, 2019, 2022), Rosenberg (2006, 2019, 2020), Tardif (2020), Zehr (2020, 2020a), dentre outros. Após aplicação dos instrumentos e posterior análise, os resultados dessa pesquisa revelaram que a formação em mediação de conflitos escolares encontra nos professores agentes indispensáveis para o desenvolvimento de uma cultura da não violência dentro das escolas, pois neste profissional está clara a possibilidade de um trabalho dialógico durante as aulas. Dessa forma observamos que a formação em mediação de conflitos escolares contribui para uma melhor comunicação e elaboração dos conflitos, tendo como base os princípios da Justiça Restaurativa, o que quando vivenciado resulta na promoção de um ambiente escolar pacífico. Os resultados dessa pesquisa demonstram a contribuição que esta formação tem alcançado em estados brasileiros e sua contribuição com uma cultura da não violência e em pesquisas futuras.

Educação. Formação Docente. Mediação de Conflitos. Professores. Programa Justiça Comunitária

Marcelle Grécia da Silva Nogueira Wottrich / Nilra Jane Filgueira Bezerra

DISSERTAÇÕES – Mestrado Acadêmico em Educação – 2022