Os desafios que envolvem o ato de ensinar acerca das práticas de alfabetização e letramento em
contextos escolares fronteiriços têm refletido diretamente no processo de ensino e
aprendizagem. O município de Pacaraima – RR, localizado na fronteira Brasil/Venezuela,
apresenta forte diversidade cultural e linguística, já que a cidade é porta de entrada dos
imigrantes venezuelanos. Diante do contexto intercultural das escolas de fronteira, educadores
demonstram dificuldades em desenvolver a leitura, a escrita e a interpretação de textos dos
alunos, especialmente de alunos imigrantes indígenas. Sendo assim, a presente dissertação
desenvolvida na linha 2 de pesquisa: Educação do Campo, Educação Indígena e
Interculturalidade, no Mestrado Acadêmico em Educação, pela Universidade Estadual de
Roraima (Uerr) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de
Roraima (IFRR), procurou responder o seguinte problema de pesquisa: Quais as dificuldades
dos professores brasileiros e Waraos em alfabetizar/letrando crianças, adolescentes e jovens
imigrantes indígenas inseridos num contexto fronteiriço/intercultural e trilíngue? Nessa
perspectiva, o trabalho tem como objetivo analisar como a prática pedagógica dos professores
tem desenvolvido a alfabetização e o letramento das crianças, adolescentes e jovens imigrantes
indígenas inseridos num contexto fronteiriço/intercultural e trilíngue. Como metodologia,
adotamos a abordagem qualitativa e como instrumentos e técnicas para a coleta de dados,
utilizamos a pesquisa descritiva, pesquisa bibliográfica e documental, observação participante
e entrevista semiestruturada a fim de pontuar e discutir os entraves vivenciados na prática, tanto
pelos educadores quanto pelos alunos imigrantes.