Título

Alfabetização e letramento na fronteira Brasil/Venezuela: do canto do Guariba ao projeto Janokoida de educação trilíngue

Autor(es)

Soares, Lívia Késsia da Silva Rocha

Programa ou Curso

Mestrado Acadêmico em Educação

Data do documento

2021

Citação

Soares, Lívia Késsia da Silva Rocha. Alfabetização e letramento na fronteira Brasil/Venezuela: do canto do Guariba ao projeto Janokoida de educação trilíngue. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2021.

Resumo

Os desafios que envolvem o ato de ensinar acerca das práticas de alfabetização e letramento em contextos escolares fronteiriços têm refletido diretamente no processo de ensino e aprendizagem. O município de Pacaraima – RR, localizado na fronteira Brasil/Venezuela, apresenta forte diversidade cultural e linguística, já que a cidade é porta de entrada dos imigrantes venezuelanos. Diante do contexto intercultural das escolas de fronteira, educadores demonstram dificuldades em desenvolver a leitura, a escrita e a interpretação de textos dos alunos, especialmente de alunos imigrantes indígenas. Sendo assim, a presente dissertação desenvolvida na linha 2 de pesquisa: Educação do Campo, Educação Indígena e Interculturalidade, no Mestrado Acadêmico em Educação, pela Universidade Estadual de Roraima (Uerr) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), procurou responder o seguinte problema de pesquisa: Quais as dificuldades dos professores brasileiros e Waraos em alfabetizar/letrando crianças, adolescentes e jovens imigrantes indígenas inseridos num contexto fronteiriço/intercultural e trilíngue? Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo analisar como a prática pedagógica dos professores tem desenvolvido a alfabetização e o letramento das crianças, adolescentes e jovens imigrantes indígenas inseridos num contexto fronteiriço/intercultural e trilíngue. Como metodologia, adotamos a abordagem qualitativa e como instrumentos e técnicas para a coleta de dados, utilizamos a pesquisa descritiva, pesquisa bibliográfica e documental, observação participante e entrevista semiestruturada a fim de pontuar e discutir os entraves vivenciados na prática, tanto pelos educadores quanto pelos alunos imigrantes.

Palavras-chave

Alfabetização; Letramento; Educação Intercultural

Editor

Lívia Késsia da Silva Rocha Soares / Alessandra Souza Santos

Sigla da Instituição

UERR

URI

https://producoes.uerr.edu.br/wp-content/uploads/2023/07/LIVIA-Alfabetizacao-e-letramento-na-fronteira-Brasil-Venezuela-do-canto-do-guariba-ao-projeto-janokoida-de-educacao-trilingue.pdf

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DISSERTAÇÕES – Mestrado Acadêmico em Educação – 2021