Soares, Lívia Késsia da Silva Rocha

Soares, Lívia Késsia da Silva Rocha. Alfabetização e letramento na fronteira Brasil/Venezuela: do canto do Guariba ao projeto Janokoida de educação trilíngue. 2021. 83 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2021.

Os desafios que envolvem o ato de ensinar acerca das práticas de alfabetização e letramento em contextos escolares fronteiriços têm refletido diretamente no processo de ensino e aprendizagem. O município de Pacaraima – RR, localizado na fronteira Brasil/Venezuela, apresenta forte diversidade cultural e linguística, já que a cidade é porta de entrada dos imigrantes venezuelanos. Diante do contexto intercultural das escolas de fronteira, educadores demonstram dificuldades em desenvolver a leitura, a escrita e a interpretação de textos dos alunos, especialmente de alunos imigrantes indígenas. Sendo assim, a presente dissertação desenvolvida na linha 2 de pesquisa: Educação do Campo, Educação Indígena e Interculturalidade, no Mestrado Acadêmico em Educação, pela Universidade Estadual de Roraima (Uerr) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), procurou responder o seguinte problema de pesquisa: Quais as dificuldades dos professores brasileiros e Waraos em alfabetizar/letrando crianças, adolescentes e jovens imigrantes indígenas inseridos num contexto fronteiriço/intercultural e trilíngue? Nessa perspectiva, o trabalho tem como objetivo analisar como a prática pedagógica dos professores tem desenvolvido a alfabetização e o letramento das crianças, adolescentes e jovens imigrantes indígenas inseridos num contexto fronteiriço/intercultural e trilíngue. Como metodologia, adotamos a abordagem qualitativa e como instrumentos e técnicas para a coleta de dados, utilizamos a pesquisa descritiva, pesquisa bibliográfica e documental, observação participante e entrevista semiestruturada a fim de pontuar e discutir os entraves vivenciados na prática, tanto pelos educadores quanto pelos alunos imigrantes.

Alfabetização; Letramento; Educação Intercultural

Lívia Késsia da Silva Rocha Soares / Alessandra Souza Santos