Farias, Jonathan Souza de

Farias, Jonathan Souza de. Aprendizagem Ubíqua e a proposta sociointeracionista de lev semionovitch Vygotsky: uma análise. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

A evolução da tecnologia móvel tem permitido uma multiplicidade de oportunidades no que diz respeito à aquisição de conhecimentos. Desta forma, com o desenvolvimento dos dispositivos móveis, surge a modalidade de aprendizagem ubíqua, caracterizada por permitir o aprendizado por meio do acesso a conhecimentos em qualquer dia e horário sem orientação de qualquer espécie, ou seja, de livre escolha por parte do indivíduo. Posto isto, surge o seguinte questionamento: Como a aprendizagem ubíqua, modelo de aprendizagem construída a partir da iniciativa individual, converge ou diverge da teoria sociointeracionista de Lev Semionovich Vygotsky que define o desenvolvimento cognitivo como resultado da interação social? Portanto o objetivo geral da seguinte pesquisa é analisar em quais aspectos o modelo de aprendizagem ubíqua construída a partir da iniciativa individual converge ou diverge com a teoria elencada por Vygotsky que define o desenvolvimento cognitivo como resultado do sociointeracionismo e os objetivos específicos são: Compreender as ligações entre as possibilidades e os desafios das tecnologias para a aprendizagem ubíqua dentro do processo educativo; Conhecer as práticas educativas envolvendo a mobilidade e à ubiquidade; Refletir sobre a teoria de Vygotsky no contexto da interação social dentro do processo cognitivo de aprendizagem; Investigar as divergências e convergências entre a teoria de Vygotsky e o modelo de aprendizagem ubíqua dentro do processo de aquisição de conhecimento. Para isso, é produzido uma discussão com base em conceitos pertinentes para o desenvolvimento da pesquisa que permitiram chegar ao resultado de que a aprendizagem ubíqua e a teoria de Vygotsky, apesar de possuírem divergências, também possuem pontos convergentes no sentido de que pode haver mediação na aprendizagem ubíqua. O presente trabalho contou, com uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, quanto à abordagem, para corroboração das informações nas referências bibliográficas sistematizadas.

Tecnologia – Aprendizagem Ubíqua – Vygotsky – Sociointeracionismo

Jonathan Souza de Farias / Ednaldo Coelho Pereira