O presente estudo é o resultado da pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de
Ciências da Universidade Estadual de Roraima e teve como objetivo analisar o potencial do
Horto Municipal como espaço não formal de educação, para promoção da alfabetização
científica em Botânica, com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental anos finais de uma
escola pública do município de Boa Vista/RR. Para tanto foi organizada uma sequência
didática fundamentada nos três momentos pedagógicos e na teoria Histórico Cultural, que
considera que o indivíduo aprende e se desenvolve por meio de suas relações com o outro e o
ambiente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritivo e exploratório, utilizando-se
do método indutivo e observação participante, que teve como instrumentos de coletas de
dados a aplicação de um questionário diagnóstico, a aplicação de uma sequência didática que
abordou de forma específica a classificação de algumas espécies de vegetais existentes no
Horto Municipal de Boa Vista, por grupos de briófitas, pteridófitos, gimnospermas e
angiospermas. Os participantes da pesquisa foram 15 estudantes do 7º ano do ensino
fundamental anos finais de uma escola pública da cidade de Boa Vista, RR. Foram aplicados
atividades e questionários com perguntas diretas e indiretas sobre os vegetais, dentre estes um
questionário diagnostico a fim de obter os conhecimentos prévios dos estudantes sobre
Botânica, foi aplicado também uma sequência didática baseada na metodologia dos TMPs,
utilizando o Horto Municipal como espaço não formal para divulgação científica. Para
produção do produto da pesquisa realizou-se uma oficina de aprendizagem com o tema
exsicatas. Ao término da aplicação da sequência didática foi constatado que os estudantes
participantes da pesquisa obtiveram uma nova percepção da importância dos vegetais de
acordo com a realidade em qual estão inseridos, que foi além do conhecimento básico
adquirido por eles antes da participação na pesquisa. Para o produto final do presente estudo
foi produzido uma sequência, com a abordagem metodológica dos TMPs, foram entregues
três exemplares na escola, sendo um para biblioteca, um para sala de leitura e um para
coordenação pedagógica, como material de apoio aos professores e colaboradores da
instituição.