Nunes, Selene Dias

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Nunes, Selene Dias. As contribuições do horto municipal Dorval de Magalhães para promoção da Alfabetização Científica em Botânica no ensino fundamental anos finais. 2022. 163 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

O presente estudo é o resultado da pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima e teve como objetivo analisar o potencial do Horto Municipal como espaço não formal de educação, para promoção da alfabetização científica em Botânica, com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental anos finais de uma escola pública do município de Boa Vista/RR. Para tanto foi organizada uma sequência didática fundamentada nos três momentos pedagógicos e na teoria Histórico Cultural, que considera que o indivíduo aprende e se desenvolve por meio de suas relações com o outro e o ambiente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritivo e exploratório, utilizando-se do método indutivo e observação participante, que teve como instrumentos de coletas de dados a aplicação de um questionário diagnóstico, a aplicação de uma sequência didática que abordou de forma específica a classificação de algumas espécies de vegetais existentes no Horto Municipal de Boa Vista, por grupos de briófitas, pteridófitos, gimnospermas e angiospermas. Os participantes da pesquisa foram 15 estudantes do 7º ano do ensino fundamental anos finais de uma escola pública da cidade de Boa Vista, RR. Foram aplicados atividades e questionários com perguntas diretas e indiretas sobre os vegetais, dentre estes um questionário diagnostico a fim de obter os conhecimentos prévios dos estudantes sobre Botânica, foi aplicado também uma sequência didática baseada na metodologia dos TMPs, utilizando o Horto Municipal como espaço não formal para divulgação científica. Para produção do produto da pesquisa realizou-se uma oficina de aprendizagem com o tema exsicatas. Ao término da aplicação da sequência didática foi constatado que os estudantes participantes da pesquisa obtiveram uma nova percepção da importância dos vegetais de acordo com a realidade em qual estão inseridos, que foi além do conhecimento básico adquirido por eles antes da participação na pesquisa. Para o produto final do presente estudo foi produzido uma sequência, com a abordagem metodológica dos TMPs, foram entregues três exemplares na escola, sendo um para biblioteca, um para sala de leitura e um para coordenação pedagógica, como material de apoio aos professores e colaboradores da instituição.

Alfabetização Científica. Ensino de Botânica. Ensino Fundamental. Espaços Não formais

Selene Dias Nunes – Rodrigo Leonardo Costa de Oliveira – Ivanise Maria Rizzatti

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – 2022