ASPECTOS DA CRIMINALIDADE E DELINQUÊNCIA JUVENIL NO ESTADO DE RORAIMA: (2018 A 2021)

Guerreiro, Ketiane Da Costa

Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania

Guerreiro, Ketiane Da Costa. Aspectos da Criminalidade e Delinquência Juvenil no Estado de Roraima: (2018 a 2021). Dissertação do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania (MPSPDHC). Universidade Estadual de Roraima (UERR). Boa Vista, 2023.

A presente pesquisa aborda por meio de uma compilação de nove pesquisas publicadas a temática da segurança pública e violência, refletindo sobre os aspectos da criminalidade e delinquência juvenil em Roraima. A violência urbana é um fenômeno social que cresce enquanto ocorre a expansão urbana, logo a presente pesquisa aborda a temática no eixo da segurança pública e retratam a realidade local acerca dos dados da criminalidade roraimense que permeiam a violência em suas diversas classificações. Nesse sentido, a pesquisa levanta a problemática de como o Estado de Roraima lida com os índices de criminalidade e violência urbana, tendo como objetivo geral apresentar os resultados das pesquisas científicas construídas e publicadas de 2020 a 2021 durante as atividades no Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania na Universidade Estadual de Roraima. A metodologia utilizada para a produção deste resumo das apresentações é a descritiva, na qual relato como foi realizado todo o processo de produção, submissão, aceite, apresentação e posterior publicação de cada pesquisa, ao longo de todo o trabalho. Dessa forma, para cada publicação a metodologia utilizada em cada pesquisa descrita, ambas dispostas na íntegra do texto, foi escolhida conforme as possibilidades de acesso aos dados. Sendo, em sua grande maioria, de cunho bibliográfico e documental, baseado na análise estatística e discursiva de autores que abordam as temáticas sobre violência apresentada em cada produção. Como foi possível observar a elevação dos índices de criminalidade no Estado de Roraima, onde o estado perpassa por diversas modificações no cenário territorial e referente aos aspectos da criminalidade. A pesquisa mostra ainda que indicadores da violência tendem a crescer quando as condições mínimas não estão sendo ofertadas de maneira igualitária. Sendo assim, observa-se que o estado de Roraima enfrenta a violência urbano seguindo os parâmetros nacionais, pois o processo de democratização de direitos no Brasil terão resultados quando houver mais investimento em planejamento como Plano Estadual de Segurança Pública, com inserção de políticas públicas sociais voltadas para integração dos jovens, e dos demais vulneráveis, e principalmente, no fortalecimento da rede de atendimento mediante ações sociais que cooptem tanto para o profissionalismo educacional, como de forma lúdica e recreativa.

Criminalidade. Roraima. Segurança Pública. Violência.

Prof. Dr. Edgard Vinícius Cacho Zanette

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania – 2023