Os eventos de natureza científica têm se apresentado com certa frequência nas
escolas, partindo de propostas desenvolvidas constantemente nos cursos de pósgraduação lato e stricto sensu, superior, técnico e no ensino médio. No entanto,
observa-se uma ínfima participação dos estudantes dos anos iniciais do ensino
fundamental nestes tipos de evento. É notável também que a maioria dos
professores de ciências não utiliza uma metodologia voltada para uma
aprendizagem significativa dos conceitos científicos abordados em sala. Na maioria
das vezes estes, priorizam aulas expositivas e deixam de lado as aulas que
necessitam de práticas de aplicação do uso de materiais que permitam ao aluno
desenvolver a experimentação. Neste contexto, a pesquisa utilizou como aporte
teórico, a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, principalmente o
conceito de Assimilação. A pesquisa pretendeu responder à seguinte questão
problema: De que maneira o uso de materiais potencialmente significativos com o
conteúdo de energia, em aulas de Ciências de uma turma do 6º ano do Ensino
Fundamental da Escola Estadual Oswaldo Cruz de Boa Vista, RR, poderá favorecer
indícios de aprendizagem significativa para os estudantes? Para responder à
questão problema, foi traçado o seguinte Objetivo Geral: Observar de que maneira
as atividades lúdicas no ensino de ciências, podem contribuir para a aprendizagem
significativa de alunos do 6º ano do E. F. Os procedimentos metodológicos envolvem
uma natureza de pesquisa aplicada, uma vez que utilizou atividades lúdicas como a
experimentação para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos
sobre Energia no 6º ano do E. F. Para a coleta de dados foram utilizados:
observação, atividades de lápis e papel com os estudantes, registro em diário de
campo e fotográfico, construção de jogos com materiais alternativos, questionário
diagnóstico e entrevista estruturada com o(a) professor(a) da sala campo. A
sequência didática (SD) foi desenvolvida terá como base o processo de assimilação
da aprendizagem significativa de acordo com David Ausubel, utilizando elementos
essenciais para o desenvolvimento da intervenção, que são: a identificação dos
subsunçores, o uso dos organizadores prévios, material potencialmente significativo,
a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora, bem como os tipos de
aprendizagem.