Ribeiro Neto, Jucicleia Gomes

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Ribeiro Neto, Jucicleia Gomes. Atividades Lúdicas Com O Conteúdo Energia Para O 6º Ano Do Ensino Fundamental Da Escola Estadual Oswaldo Cruz De Boa Vista – Roraima, Com Aporte Na Teoria De Ausubel. 2021. 82 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2021.

Os eventos de natureza científica têm se apresentado com certa frequência nas escolas, partindo de propostas desenvolvidas constantemente nos cursos de pósgraduação lato e stricto sensu, superior, técnico e no ensino médio. No entanto, observa-se uma ínfima participação dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental nestes tipos de evento. É notável também que a maioria dos professores de ciências não utiliza uma metodologia voltada para uma aprendizagem significativa dos conceitos científicos abordados em sala. Na maioria das vezes estes, priorizam aulas expositivas e deixam de lado as aulas que necessitam de práticas de aplicação do uso de materiais que permitam ao aluno desenvolver a experimentação. Neste contexto, a pesquisa utilizou como aporte teórico, a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, principalmente o conceito de Assimilação. A pesquisa pretendeu responder à seguinte questão problema: De que maneira o uso de materiais potencialmente significativos com o conteúdo de energia, em aulas de Ciências de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Oswaldo Cruz de Boa Vista, RR, poderá favorecer indícios de aprendizagem significativa para os estudantes? Para responder à questão problema, foi traçado o seguinte Objetivo Geral: Observar de que maneira as atividades lúdicas no ensino de ciências, podem contribuir para a aprendizagem significativa de alunos do 6º ano do E. F. Os procedimentos metodológicos envolvem uma natureza de pesquisa aplicada, uma vez que utilizou atividades lúdicas como a experimentação para facilitar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos sobre Energia no 6º ano do E. F. Para a coleta de dados foram utilizados: observação, atividades de lápis e papel com os estudantes, registro em diário de campo e fotográfico, construção de jogos com materiais alternativos, questionário diagnóstico e entrevista estruturada com o(a) professor(a) da sala campo. A sequência didática (SD) foi desenvolvida terá como base o processo de assimilação da aprendizagem significativa de acordo com David Ausubel, utilizando elementos essenciais para o desenvolvimento da intervenção, que são: a identificação dos subsunçores, o uso dos organizadores prévios, material potencialmente significativo, a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora, bem como os tipos de aprendizagem.

Teoria da aprendizagem significativa. David Ausubel. Ensino de Ciências. Ensino Fundamental II.

Jucicleia Gomes Ribeiro Neto – Josimara Cristina de Carvalho Oliveira

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – 2021