A pesquisa “Desafios do currículo do Magistério Indígena Tamî’kan: da teoria à prática
intercultural” focaliza a temática Currículo, interculturalidade e Formação de
Professores indígenas em Roraima. Está ligada a linha de pesquisa Educação
Indígena, Educação do Campo e Interculturalidade e ao Grupo de Pesquisa
Educação, Interculturalidade e Emancipação Humana- GEEINEH, do Mestrado
acadêmico da UERR/IFRR. Trata de um estudo de caso que busca analisar o currículo
da formação docente do Magistério indígena Tamî’kan, desenvolvido, pelo Centro de
Formação dos Profissionais da Educação do Estado de Roraima-CEFORR, ligado à
Secretaria de Educação de Roraima. Como problema de pesquisa nos colocamos a
seguinte questão: Em que medida, o currículo do Projeto Magistério Indígena
Tamî’kan dos anos de 2017 e 2018, está atendendo e/ou adequado para formar
professores que lecionam nas escolas indígenas em Roraima, visto suas
especificidades e o necessário dialogo intercultural? Buscamos na pesquisa encontrar
elementos que pudessem apontar para a resposta a questão interpretados neste
contexto em consideração ao local em que se situa o objeto de estudo, permitindo
assim uma compreensão mais elaborada tanto da problemática a ser investigada
quanto da realidade. Com abordagem qualitativa e com apoio da literatura
antropológica em diálogo com a educação, buscamos discutir a formação dos
professores indígenas em Roraima frente as peculiaridades apresentadas pelas
escolas indígenas, apontando desafios, frente a necessidade de construir uma
educação que realmente atenda às necessidades curriculares e formativas dos
professores e das realidades dos povos indígenas. Além disso, as discussões e
análises interpretativas possibilitaram concluir a necessidade de reorganizar a matriz
curricular do curso, fortalecendo para que haja uma formação docente específica,
diferenciada, bilingue, multilíngue, tendo em vista a construção e fortalecimento de um
perfil de professor, participativo- reflexivo, para que haja o fortalecimento do projeto
de educação almejado pelos povos indígenas.