Silva, Monaliza Nayara Ribeiro

Silva, Monaliza Nayara Ribeiro. Desafios do currículo do magistério indígena tamî’kan: da teoria a prática intercultural. 2021. 155 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2021.

A pesquisa “Desafios do currículo do Magistério Indígena Tamî’kan: da teoria à prática intercultural” focaliza a temática Currículo, interculturalidade e Formação de Professores indígenas em Roraima. Está ligada a linha de pesquisa Educação Indígena, Educação do Campo e Interculturalidade e ao Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Emancipação Humana- GEEINEH, do Mestrado acadêmico da UERR/IFRR. Trata de um estudo de caso que busca analisar o currículo da formação docente do Magistério indígena Tamî’kan, desenvolvido, pelo Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Estado de Roraima-CEFORR, ligado à Secretaria de Educação de Roraima. Como problema de pesquisa nos colocamos a seguinte questão: Em que medida, o currículo do Projeto Magistério Indígena Tamî’kan dos anos de 2017 e 2018, está atendendo e/ou adequado para formar professores que lecionam nas escolas indígenas em Roraima, visto suas especificidades e o necessário dialogo intercultural? Buscamos na pesquisa encontrar elementos que pudessem apontar para a resposta a questão interpretados neste contexto em consideração ao local em que se situa o objeto de estudo, permitindo assim uma compreensão mais elaborada tanto da problemática a ser investigada quanto da realidade. Com abordagem qualitativa e com apoio da literatura antropológica em diálogo com a educação, buscamos discutir a formação dos professores indígenas em Roraima frente as peculiaridades apresentadas pelas escolas indígenas, apontando desafios, frente a necessidade de construir uma educação que realmente atenda às necessidades curriculares e formativas dos professores e das realidades dos povos indígenas. Além disso, as discussões e análises interpretativas possibilitaram concluir a necessidade de reorganizar a matriz curricular do curso, fortalecendo para que haja uma formação docente específica, diferenciada, bilingue, multilíngue, tendo em vista a construção e fortalecimento de um perfil de professor, participativo- reflexivo, para que haja o fortalecimento do projeto de educação almejado pelos povos indígenas.

Currículo Indígena. Formação de Professores. Diálogos interculturais. Tamî’kan. Roraima

Monaliza Nayara Ribeiro Silva / Leila Maria Camargo / Geisel Bento Julião

DISSERTAÇÕES – Mestrado Acadêmico em Educação – 2021