Compreender as diferenças a ponto de aprender e respeitar a cultura do outro nunca
deixou de ser um desafio. Em meio a avanços e retrocessos da humanidade, a escola,
como um contexto multicultural, precisa desenvolver políticas que construam o
aprendizado na diferença, além de garantir a todos o direito de preservar sua
identidade cultural. Nesse sentido, o estado de Roraima, em meio a uma pluralidade
cultural expressiva, precisa desenvolver políticas educacionais com diretrizes que
contemplem as múltiplas culturas de atores que têm o espaço da sala de aula como
oportunidade de acesso ao saber legitimado que visa desenvolver capacidades
profissionais, intelectuais e humanas. É por essa vertente que este estudo
investigativo apresenta como problema de pesquisa a seguinte indagação: como o
Documento Curricular do Ensino Fundamental Estadual de Roraima (DCRR) trata a
multiculturalidade presente no ambiente escolar? Na busca de resultados para a
indagação mencionada, o objetivo geral propõe compreender o tratamento dado pelo
DCRR do Ensino Fundamental à multiculturalidade presente no ambiente escolar.
Também são essenciais para responder ao problema de pesquisa, os objetivos
específicos, os quais visam identificar a percepção dos professores acerca do DCRR
do Ensino Fundamental em relação ao contexto multicultural de Roraima, descrever
as questões de multiculturalidade presentes no DCRR do Ensino Fundamental e
apontar alternativas de enfrentamento aos desafios na execução do DCRR no
contexto multicultural do ambiente escolar em Boa Vista. O percurso metodológico foi
desenvolvido em caráter qualitativo, tendo como base o paradigma da abordagem
fenomenológica com método descritivo. Para a coleta de dados, utilizamos, de início,
a técnica do grupo focal, na intenção de promover a interação dos professores com o
tema da pesquisa e, por conseguinte, entrevista individual com os sujeitos, no intuito
de aprofundar as discussões dialógicas de forma a conhecer as experiências
profissionais de cada sujeito. Durante as entrevistas, utilizamos um roteiro com
perguntas semiestruturadas e caderno de anotações (observações livres) para
registro das desvelações subjetivas e do próprio ambiente observadas. Na
interpretação dos dados, empregamos análise de conteúdo para o DCRR e análise
de discurso para interpretação das significações dos entrevistados descritas em
matrizes ideográficas e nomotéticas recorrendo aos recortes categorizados dos
relatos de experiências dos sujeitos da pesquisa. Entre os resultados obtidos, os
principais expressam: a) o DCRR, em sua introdução, começa a direcionar um
trabalho voltado para o contexto multicultural de Roraima, apontando propostas de
valorização do saber pautado na interculturalidade, mas em seu desenvolvimento, o
tema da interculturalidade aparece fragmentado em disciplinas que naturalmente se
ligam ao assunto, de forma a não atender a clientela diversa que povoa as escolas do
estado de Roraima; b) conhecimento superficial do DCRR pelos professores; c) o
entendimento de currículo como teoria, plano, estrutura de conteúdos e metodologias;
d) a necessidade de formação continuada com especialistas no assunto e apoio
pedagógico no cotidiano. Os resultados obtidos nesta pesquisa nos fazem entender
que o DCRR trata o tema multiculturalidade por imposição da necessidade, que o
contato dos professores com esse documento acontece de forma esporádica,
fragmentada e restrita às áreas de conhecimento específicas de cada docente e a
interculturalidade desenvolvida no ambiente escolar se dá porque não há como
desconsiderar a diversidade cultural presente nas salas de aula do estado de
Roraima.