Título

Desafios do DCRR do ensino fundamental em relação à realidade multicultural de Roraima

Autor(es)

Vieira, Roberta Fernandes

Programa ou Curso

Mestrado Acadêmico em Educação

Data do documento

2022

Citação

Vieira, Roberta Fernandes. Desafios do DCRR do ensino fundamental em relação à realidade multicultural de Roraima. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

Resumo

Compreender as diferenças a ponto de aprender e respeitar a cultura do outro nunca deixou de ser um desafio. Em meio a avanços e retrocessos da humanidade, a escola, como um contexto multicultural, precisa desenvolver políticas que construam o aprendizado na diferença, além de garantir a todos o direito de preservar sua identidade cultural. Nesse sentido, o estado de Roraima, em meio a uma pluralidade cultural expressiva, precisa desenvolver políticas educacionais com diretrizes que contemplem as múltiplas culturas de atores que têm o espaço da sala de aula como oportunidade de acesso ao saber legitimado que visa desenvolver capacidades profissionais, intelectuais e humanas. É por essa vertente que este estudo investigativo apresenta como problema de pesquisa a seguinte indagação: como o Documento Curricular do Ensino Fundamental Estadual de Roraima (DCRR) trata a multiculturalidade presente no ambiente escolar? Na busca de resultados para a indagação mencionada, o objetivo geral propõe compreender o tratamento dado pelo DCRR do Ensino Fundamental à multiculturalidade presente no ambiente escolar. Também são essenciais para responder ao problema de pesquisa, os objetivos específicos, os quais visam identificar a percepção dos professores acerca do DCRR do Ensino Fundamental em relação ao contexto multicultural de Roraima, descrever as questões de multiculturalidade presentes no DCRR do Ensino Fundamental e apontar alternativas de enfrentamento aos desafios na execução do DCRR no contexto multicultural do ambiente escolar em Boa Vista. O percurso metodológico foi desenvolvido em caráter qualitativo, tendo como base o paradigma da abordagem fenomenológica com método descritivo. Para a coleta de dados, utilizamos, de início, a técnica do grupo focal, na intenção de promover a interação dos professores com o tema da pesquisa e, por conseguinte, entrevista individual com os sujeitos, no intuito de aprofundar as discussões dialógicas de forma a conhecer as experiências profissionais de cada sujeito. Durante as entrevistas, utilizamos um roteiro com perguntas semiestruturadas e caderno de anotações (observações livres) para registro das desvelações subjetivas e do próprio ambiente observadas. Na interpretação dos dados, empregamos análise de conteúdo para o DCRR e análise de discurso para interpretação das significações dos entrevistados descritas em matrizes ideográficas e nomotéticas recorrendo aos recortes categorizados dos relatos de experiências dos sujeitos da pesquisa. Entre os resultados obtidos, os principais expressam: a) o DCRR, em sua introdução, começa a direcionar um trabalho voltado para o contexto multicultural de Roraima, apontando propostas de valorização do saber pautado na interculturalidade, mas em seu desenvolvimento, o tema da interculturalidade aparece fragmentado em disciplinas que naturalmente se ligam ao assunto, de forma a não atender a clientela diversa que povoa as escolas do estado de Roraima; b) conhecimento superficial do DCRR pelos professores; c) o entendimento de currículo como teoria, plano, estrutura de conteúdos e metodologias; d) a necessidade de formação continuada com especialistas no assunto e apoio pedagógico no cotidiano. Os resultados obtidos nesta pesquisa nos fazem entender que o DCRR trata o tema multiculturalidade por imposição da necessidade, que o contato dos professores com esse documento acontece de forma esporádica, fragmentada e restrita às áreas de conhecimento específicas de cada docente e a interculturalidade desenvolvida no ambiente escolar se dá porque não há como desconsiderar a diversidade cultural presente nas salas de aula do estado de Roraima.

Palavras-chave

Educação Curricular. Prática Docente. Multiculturalidade.

Editor

Roberta Fernandes Vieira / Elialdo Rodrigues de Oliveira

Sigla da Instituição

UERR

URI

https://producoes.uerr.edu.br/wp-content/uploads/2023/07/ROBERTA-Desafios-do-DCRR-do-ensino-fundamental-em-relacao-a-realidade-multicultural-de-Roraima.pdf

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DISSERTAÇÕES – Mestrado Acadêmico em Educação – 2022