Esta pesquisa buscou primeiramente entender a situação dos venezuelanos
que vieram ao Brasil em busca de melhores oportunidades de trabalho e de
vida. A partir de uma descrição da situação, pudemos justificar a execução do
produto com a necessidade de inclusão dos imigrantes venezuelanos no
mercado de trabalho em Boa Vista, haja vista ter sido detectada a necessidade
da aprendizagem formal do português para que eles galgassem melhores
oportunidades de trabalho. Assim, este relatório tem como objetivo apresentar
as atividades desenvolvidas no âmbito do Produto de Mestrado em Segurança
Pública, Direitos Humanos e Cidadania, caraterizado como aulas em um curso
de Português para Imigrantes, contextualizadas através de conhecimentos
sobre Direitos Humanos dentro das garantias fundamentais aos estrangeiros, através da promoção e incentivo do processo educativo. Para o
desenvolvimento das aulas, foi utilizado o método de ensino em língua
portuguesa da Cartilha “Pode entrar” produzido pelo Instituto Mafalda (SP) com
temas sobre Direitos Humanos e Cidadania. As aulas foram realizadas de
forma remota aos imigrantes amparados pelo Projeto Acolher, promovido pelo
abrigo da Igreja do Evangelho Quadrangular no bairro Tancredo Neves em Boa
Vista –RR, e formalizadas como um curso de Extensão da Universidade
Estadual de Roraima – UERR. Os problemas advindos com a imigração
venezuelana são variados e demandam políticas públicas urgentes, porém, é
fundamental que tais ações amparem os imigrantes com as garantias
constitucionais já solidificadas na Constituição Federal. Ressaltamos que o
ensino de língua portuguesa diferenciado e dinâmico com temas voltados a
Direitos Humanos e Cidadania, com foco na capacitação profissional e domínio
do idioma, e trouxe aos participantes melhores oportunidades no mercado de
trabalho.