Alves, Márcia de Andrade

Alves, Márcia de Andrade. Direitos humanos e cidadania nas aulas de língua portuguesa para imigrantes venezuelanos. 2022. 61 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

Esta pesquisa buscou primeiramente entender a situação dos venezuelanos que vieram ao Brasil em busca de melhores oportunidades de trabalho e de vida. A partir de uma descrição da situação, pudemos justificar a execução do produto com a necessidade de inclusão dos imigrantes venezuelanos no mercado de trabalho em Boa Vista, haja vista ter sido detectada a necessidade da aprendizagem formal do português para que eles galgassem melhores oportunidades de trabalho. Assim, este relatório tem como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas no âmbito do Produto de Mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania, caraterizado como aulas em um curso de Português para Imigrantes, contextualizadas através de conhecimentos sobre Direitos Humanos dentro das garantias fundamentais aos estrangeiros, através da promoção e incentivo do processo educativo. Para o desenvolvimento das aulas, foi utilizado o método de ensino em língua portuguesa da Cartilha “Pode entrar” produzido pelo Instituto Mafalda (SP) com temas sobre Direitos Humanos e Cidadania. As aulas foram realizadas de forma remota aos imigrantes amparados pelo Projeto Acolher, promovido pelo abrigo da Igreja do Evangelho Quadrangular no bairro Tancredo Neves em Boa Vista –RR, e formalizadas como um curso de Extensão da Universidade Estadual de Roraima – UERR. Os problemas advindos com a imigração venezuelana são variados e demandam políticas públicas urgentes, porém, é fundamental que tais ações amparem os imigrantes com as garantias constitucionais já solidificadas na Constituição Federal. Ressaltamos que o ensino de língua portuguesa diferenciado e dinâmico com temas voltados a Direitos Humanos e Cidadania, com foco na capacitação profissional e domínio do idioma, e trouxe aos participantes melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Inclusão Social; Educação e Direitos Humanos; Imigração

Márcia de Andrade Alves / Isabella Coutinho Costa

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania – 2022