Envolvida pelo processo ensinar-aprender do Magistério Parcelado Indígena da
Escola Estadual de Formação de Professores de Boa Vista-RR, foi acordando para alguns
aspectos no mínimo curiosos Esta razão influenciou fortemente tanto no âmbito pessoal
quanto científico, para a decisão em investigar o processo de alfabetização na educação
escolar indígena.
Nosso interesse em pesquisar o processo de alfabetização na Escola Indígena
Sizenando Diniz na Maloca da Malacacheta, em Boa Vista-RR, surgiu da necessidade de
demonstrar como os saberes são construídos. A preocupação se direciona em fazer uma
reflexão sobre a educação escolar indígena como forma de descobrir os fatores que
influenciam, positiva ou negativamente, na alfabetização.
A questão da transmissão do saber pela oralidade é muito importante para o índio,
assegurando a continuidade da cultura indígena, onde os mais velhos repassam os
conhecimentos aos mais novos e, dessa forma, se mantêm a cultura com suas tradições,
costumes, crenças e línguas.