EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA SIZENANDO DINIZ MALACACHETA/RR

SOUZA, CARMEN GORETE DUARTE DE

CURSO DE PSICOPEDAGOGIA

Souza, Carmen Gorete Duarte de. Educação escolar indígena: alfabetização na escola Sizenando Diniz Malacacheta/RR. 2000. 54 f. Dissertação (Especialização) – Especialização em psicopedagogia, Universidade do Amazonas, Manaus, 2000.

Envolvida pelo processo ensinar-aprender do Magistério Parcelado Indígena da Escola Estadual de Formação de Professores de Boa Vista-RR, foi acordando para alguns aspectos no mínimo curiosos Esta razão influenciou fortemente tanto no âmbito pessoal quanto científico, para a decisão em investigar o processo de alfabetização na educação escolar indígena. Nosso interesse em pesquisar o processo de alfabetização na Escola Indígena Sizenando Diniz na Maloca da Malacacheta, em Boa Vista-RR, surgiu da necessidade de demonstrar como os saberes são construídos. A preocupação se direciona em fazer uma reflexão sobre a educação escolar indígena como forma de descobrir os fatores que influenciam, positiva ou negativamente, na alfabetização. A questão da transmissão do saber pela oralidade é muito importante para o índio, assegurando a continuidade da cultura indígena, onde os mais velhos repassam os conhecimentos aos mais novos e, dessa forma, se mantêm a cultura com suas tradições, costumes, crenças e línguas.

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA – ALFABETIZAÇÃO

UNIVERSIDADE DO AMAZONAS