Julião, Jacivânia Bento

Julião, Jacivânia Bento. Educação infantil em contexto indígena: um estudo entre os Wapichana e Macuxi da Região Indígena Tabaio em Alto Alegre-RR. 2022. 112 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

Este trabalho intitulado “Educação infantil em contexto indígena: um estudo entre os Wapichana e Macuxi da Região Indígena Tabaio em Alto Alegre-RR”, apresenta a dissertação desenvolvida por uma pesquisadora, professora e indígena, que aborda a educação infantil em contexto indígena entre as crianças Wapichana e Macuxi. Diante dessa temática, surgiu a dúvida de como a educação infantil dentro das escolas municipais indígenas da região Tabaio, no município de Alto Alegre em Roraima, contempla o contexto histórico e sociocultural das crianças indígenas. E com intenção de responder este questionamento, delineia-se o objetivo geral, que é identificar se os planejamentos para a educação infantil nas escolas das comunidades indígenas, contemplam o contexto histórico e sociocultural das crianças indígenas. Para isso, foram definidos os objetivos específicos: analisar os planejamentos propostos pela Secretaria Municipal de Educação de Alto Alegre/RR para educação infantil, além de analisar os planos das escolas de educação infantil elaborados pelos docentes da Região Indígena Tabaio e compreender até que ponto o currículo da educação infantil nessa região, tem levado em consideração os processos de aprendizagem, aspectos culturais e linguísticos próprios de cada povo indígena. A metodologia de pesquisa utilizada foi de cunho qualitativa, com análise de material bibliográfico e documental. Este estudo proporcionou entender pelas análises dos documentos, que é visível que o ensino formal é conteudista, ofertado através de disciplinas, sendo padronizados com princípios gerais que engloba a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como também do Documento Curricular de Roraima (DCRR), que são colocados como referencial em contexto da construção da educação escolar indígena. Sendo assim, em sua grande maioria muito distante da realidade das crianças indígenas. Revela-se que a educação infantil escolar está paulatinamente substituindo a educação indígena infantil. Portanto, a educação escolar indígena infantil pouco contempla os contextos socioculturais das crianças indígenas.

Crianças indígenas. Educação infantil escolar indígena. Educação infantil indígena

Jacivânia Bento Julião / Maristela Bortolon de Matos

DISSERTAÇÕES – Mestrado Acadêmico em Educação – 2022