Este trabalho intitulado “Educação infantil em contexto indígena: um estudo entre os
Wapichana e Macuxi da Região Indígena Tabaio em Alto Alegre-RR”, apresenta a
dissertação desenvolvida por uma pesquisadora, professora e indígena, que aborda
a educação infantil em contexto indígena entre as crianças Wapichana e Macuxi.
Diante dessa temática, surgiu a dúvida de como a educação infantil dentro das escolas
municipais indígenas da região Tabaio, no município de Alto Alegre em Roraima,
contempla o contexto histórico e sociocultural das crianças indígenas. E com intenção
de responder este questionamento, delineia-se o objetivo geral, que é identificar se os
planejamentos para a educação infantil nas escolas das comunidades indígenas,
contemplam o contexto histórico e sociocultural das crianças indígenas. Para isso,
foram definidos os objetivos específicos: analisar os planejamentos propostos pela
Secretaria Municipal de Educação de Alto Alegre/RR para educação infantil, além de
analisar os planos das escolas de educação infantil elaborados pelos docentes da
Região Indígena Tabaio e compreender até que ponto o currículo da educação infantil
nessa região, tem levado em consideração os processos de aprendizagem, aspectos
culturais e linguísticos próprios de cada povo indígena. A metodologia de pesquisa
utilizada foi de cunho qualitativa, com análise de material bibliográfico e documental.
Este estudo proporcionou entender pelas análises dos documentos, que é visível que
o ensino formal é conteudista, ofertado através de disciplinas, sendo padronizados
com princípios gerais que engloba a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como
também do Documento Curricular de Roraima (DCRR), que são colocados como
referencial em contexto da construção da educação escolar indígena. Sendo assim,
em sua grande maioria muito distante da realidade das crianças indígenas. Revela-se
que a educação infantil escolar está paulatinamente substituindo a educação indígena
infantil. Portanto, a educação escolar indígena infantil pouco contempla os contextos
socioculturais das crianças indígenas.