Brasil, Esther Andrade

Pós-Graduação em Agroecologia

Brasil, Esther Andrade. Efeito do sistema agroflorestal nas características morfofisiológicas de diferentes cultivares de Brachiaria na savana de Roraima. 2022. 68 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Agroecologia, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

O uso de gramíneas em sistemas agroflorestais ainda é um desafio devido a diversos fatores na adaptação destas plantas neste tipo de sistema. Desta forma, o objetivou-se com esta pesquisa avaliar a produtividade de diferentes cultivares de Brachiaria spp (Syn Urochloa) em sistema agroflorestal em aleias com Gliricídia (Gliricídia sepium) no estado de Roraima. O experimento foi realizado no Setor de Olericultura da Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima, Campus Murupu, no período de novembro de 2020 a junho de 2021. Os tratamentos foram dispostos em blocos casualizados, com três repetições, utilizando o esquema fatorial (5 × 2), referente a cinco cultivares de Brachiaria e na presença e ausência do sistema agroflorestal. As espécies forrageiras do gênero botânico Brachiaria, são: C1- Marandu, C2- Braúna, C3- Piatã, C4- Paiaguás e C5- Xaraés. Foram avaliadas a composição morfológica (altura de plantas e perfilhamento), produtividade (produtividade, matéria verde, matéria seca total, matéria seca das folhas, matéria seca dos colmos e matéria seca da matéria morta), características do dossel (ângulo foliar, interceptação luminosa e índice de área foliar) e o teor de clorofila A e B. Os cultivares responderam de forma satisfatória ao sistema agroflorestal com gliricídias em aleias. O maior efeito do sistema foi notado na altura das cultivares e no teor de clorofila, que responderam melhor ao SAF em relação ao sistema convencional. Indicando que as cultivares conseguiram se adaptar e manter sua fotossíntese mesmo com sombreamento das gliricídias. Os cultivares Braúna e Xaraés foram os que mais se destacaram no SAF, apresentando uma boa adaptabilidade a essas condições de estudo.

Urochloa brizantha, SAF, gliricídias

Esther Andrade Brasil / Jandiê Araújo da Silva / Jalison Lopes