Título

Ensino de língua portuguesa para alunos migrantes venezuelanos no contexto escolar multicultural de Boa Vista/RR

Autor(es)

Moura, Silvana Mara Carvalho

Programa ou Curso

Mestrado Acadêmico em Educação

Data do documento

2022

Citação

Moura, Silvana Mara Carvalho. Ensino de língua portuguesa para alunos migrantes venezuelanos no contexto escolar multicultural de Boa Vista/RR. 2022. 126 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

Resumo

Esta dissertação tem como objetivo geral analisar o ensino regular de língua portuguesa para alunos migrantes venezuelanos no contexto multicultural e multilíngue de Roraima. Os objetivos específicos são: 1) identificar alguns aspectos do panorama sociolinguístico de Roraima e do contexto multicultural das escolas de Boa Vista; 2) analisar o ensino de língua portuguesa para alunos venezuelanos em uma escola estadual de Boa Vista; 3) discutir estratégias de acolhimento e de ensino de língua portuguesa para alunos venezuelanos no ambiente multicultural e multilíngue de Roraima. Para atingir tais objetivos, utilizou-se a abordagem qualitativa, por meio das pesquisas bibliográfica, documental e de campo, com as técnicas da observação livre e da entrevista. Os dados foram tratados por intermédio da análise de conteúdo, já que ela busca significados nos diferentes tipos de comunicação. O lócus da pesquisa foi uma escola pública estadual de Ensino Fundamental II, localizada na área central da capital Boa Vista/RR, e tem como recorte de tempo o ano de 2019, em que se encontravam matriculados 424 alunos, dos quais 90 eram venezuelanos. Dada a diversidade linguística e cultural do estado de Roraima, característica reforçada pela vinda massiva de migrantes venezuelanos forçados desde o ano de 2015, a área de educação foi bastante impactada, merecendo novas reflexões para atender esse novo público. De acordo com as informações levantadas durante a pesquisa, não há uma política de acolhimento efetiva encaminhada pela Secretaria Estadual de Educação e Desporto no sentido de orientar e apoiar as escolas para receberem e ensinarem os alunos migrantes, fazendo com que eles sejam desrespeitados e invisibilizados dentro da instituição escolar, sobretudo no ensino de língua portuguesa. Refletindo sobre essas questões, lançou-se, entre outras, a proposta de criação de políticas linguísticas que reconheçam a diversidade de línguas-culturas e a formação inicial e continuada de professores de língua portuguesa, com a perspectiva do plurilinguismo e da interculturalidade como língua adicional/acolhimento para a real inclusão e valorização desses alunos na escola e na sociedade.

Palavras-chave

Ensino de Língua Portuguesa. Alunos venezuelanos. Plurilinguismo. Políticas Linguísticas.

Editor

Silvana Mara Carvalho Moura / Alessandra de Souza Santos

Sigla da Instituição

UERR

URI

https://producoes.uerr.edu.br/wp-content/uploads/2023/07/SILVANA-Ensino-de-lingua-portuguesa-para-alunos-migrantes-venezuelanos-no-contexto-escolar-multicultural-de-boa-vista-rr.pdf

Este item aparece nas coleções

DISSERTAÇÕES – Mestrado Acadêmico em Educação – 2022