Título

Ensino investigativo em Paleontologia: o uso de materiais didáticos na construção do conhecimento científico

Autor(es)

Mariano, Joicy Compagnon

Programa ou Curso

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Data do documento

2022

Citação

Mariano, Joicy Compagnon. Ensino investigativo em Paleontologia: o uso de materiais didáticos na construção do conhecimento científico. 2022. 198 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

Resumo

Pensando em uma abordagem metodológica que auxilie os estudantes do 6º ano e do 7º ano do Ensino Fundamental anos finais, na aquisição do letramento científico, elaboramos um kit didático “Um dia de Paleontólogo” contendo um livro investigativo com assuntos sobre rochas e fósseis. Assim, a partir da elaboração do livro surgiram os seguintes questionamentos para embasar esta pesquisa: 1. O objeto de estudo (livro) “Um dia de Paleontólogo” é eficaz no desenvolvimento do letramento científico dos estudantes 6º ano e do 7º ano ensino fundamental?”; 2. Uma vez que o livro é eficaz, como o desenvolvimento do letramento científico ocorre com base na Teoria Histórico Cultural de Vygotsky? 3. Quais são os elementos que irão evidenciar isso? Na busca de encontrar respostas aos questionamos propostos, a pesquisa teve como objetivo analisar se o kit didático investigativo “Um dia de Paleontólogo” favorece a aprendizagem e o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes do 6º ano e do 7º ano do ensino fundamental, e compreender como esse processo ocorre tendo como base a Teoria Histórico Cultural de Vygotsky. Portanto, a pesquisa foi aplicada com estudantes do 6º ano e do 7º ano do segundo segmento do ensino fundamental os quais foram convidados a interagir com o material didático guiado pela estrutura do ensino investigativo (Orientação, Conceitualização, Investigação e Conclusão, permeada por intensa Discussão). Para verificação dos resultados, as interações verbais a partir da utilização do livro pelos estudantes foram gravadas e analisadas, assim como os apontamentos escritos no material didático. Os registros nos deram sustentação para analisar as conversas de aprendizagem, os indicadores da alfabetização científica e o nível de letramento científico dos estudantes. Contabilizamos 253 interações verbais entre os estudantes do 6º ano e 265 entre os do 7º ano. Os resultados gerais foram os mesmos para as duas séries de ensino. A Conversa Estratégica foi mais frequente na fase Orientação. Já a Conversa Conceitual e Perceptiva foram as que mais se destacaram na fase Conceitualização e na fase Investigativa, respectivamente. A última fase da SEI, a Conclusão, levou os estudantes novamente a Conversa Conceitual onde conseguiram inferir reflexões sobre a atividade desenvolvida. Os indicadores foram pontuais para evidenciar as etapas da SEI, sendo na fase investigação o aparecimento de todos os indicadores com maior frequência para a organização e classificação, previsão, justificativa e explicação. A análise do Kit didático possibilitou classificar os estudantes quanto aos NLC com base nos conteúdos de Paleontologia propostos no livro. Deste modo, categorizamos de forma geral que 21,05% encontravam-se no NLC 2 e 78,95% no NLC 3. Concluímos que o ensino investigativo colaborativo através de um kit didático favoreceu a aprendizagem e o desenvolvimento do letramento científico nos estudantes da rede básica de ensino.

Palavras-chave

Ensino fundamental. Fósseis. Conversas de Aprendizagem. Letramento científico. BNCC.

Editor

Joicy Compagnon Mariano – Juliane Marques de Souza

Sigla da Instituição

UERR

URI

https://producoes.uerr.edu.br/wp-content/uploads/2023/08/JOICY-Ensino-investigativo-em-paleontologia-o-uso-de-materiais-didaticos-na-construcao-do-conhecimento-cientifico.pdf

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DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – 2022