Mariano, Joicy Compagnon

Mariano, Joicy Compagnon. Ensino investigativo em Paleontologia: o uso de materiais didáticos na construção do conhecimento científico. 2022. 198 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

Pensando em uma abordagem metodológica que auxilie os estudantes do 6º ano e do 7º ano do Ensino Fundamental anos finais, na aquisição do letramento científico, elaboramos um kit didático “Um dia de Paleontólogo” contendo um livro investigativo com assuntos sobre rochas e fósseis. Assim, a partir da elaboração do livro surgiram os seguintes questionamentos para embasar esta pesquisa: 1. O objeto de estudo (livro) “Um dia de Paleontólogo” é eficaz no desenvolvimento do letramento científico dos estudantes 6º ano e do 7º ano ensino fundamental?”; 2. Uma vez que o livro é eficaz, como o desenvolvimento do letramento científico ocorre com base na Teoria Histórico Cultural de Vygotsky? 3. Quais são os elementos que irão evidenciar isso? Na busca de encontrar respostas aos questionamos propostos, a pesquisa teve como objetivo analisar se o kit didático investigativo “Um dia de Paleontólogo” favorece a aprendizagem e o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes do 6º ano e do 7º ano do ensino fundamental, e compreender como esse processo ocorre tendo como base a Teoria Histórico Cultural de Vygotsky. Portanto, a pesquisa foi aplicada com estudantes do 6º ano e do 7º ano do segundo segmento do ensino fundamental os quais foram convidados a interagir com o material didático guiado pela estrutura do ensino investigativo (Orientação, Conceitualização, Investigação e Conclusão, permeada por intensa Discussão). Para verificação dos resultados, as interações verbais a partir da utilização do livro pelos estudantes foram gravadas e analisadas, assim como os apontamentos escritos no material didático. Os registros nos deram sustentação para analisar as conversas de aprendizagem, os indicadores da alfabetização científica e o nível de letramento científico dos estudantes. Contabilizamos 253 interações verbais entre os estudantes do 6º ano e 265 entre os do 7º ano. Os resultados gerais foram os mesmos para as duas séries de ensino. A Conversa Estratégica foi mais frequente na fase Orientação. Já a Conversa Conceitual e Perceptiva foram as que mais se destacaram na fase Conceitualização e na fase Investigativa, respectivamente. A última fase da SEI, a Conclusão, levou os estudantes novamente a Conversa Conceitual onde conseguiram inferir reflexões sobre a atividade desenvolvida. Os indicadores foram pontuais para evidenciar as etapas da SEI, sendo na fase investigação o aparecimento de todos os indicadores com maior frequência para a organização e classificação, previsão, justificativa e explicação. A análise do Kit didático possibilitou classificar os estudantes quanto aos NLC com base nos conteúdos de Paleontologia propostos no livro. Deste modo, categorizamos de forma geral que 21,05% encontravam-se no NLC 2 e 78,95% no NLC 3. Concluímos que o ensino investigativo colaborativo através de um kit didático favoreceu a aprendizagem e o desenvolvimento do letramento científico nos estudantes da rede básica de ensino.

Ensino fundamental. Fósseis. Conversas de Aprendizagem. Letramento científico. BNCC.

Joicy Compagnon Mariano – Juliane Marques de Souza

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – 2022