Entre o ensino e a aprendizagem, a poesia pede passagem

Cruz, Jacilene Silva da

Cruz, Jacilene Silva da. Entre o ensino e a aprendizagem, a poesia pede passagem. 2022. 157 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

A poesia, palavra encantada que tem a capacidade de fazer caminhar sobre a tênue linha que liga o sonho à realidade, foi a mola mestra dessa pesquisa, pois levou à busca pela compreensão do que é o ensino e aprendizagem através dessa arte. Tendo essa afirmação como mote, foi impossível não trazer como questionamento: quais as principais contribuições da poesia para o processo de aprendizagem escolar da Língua Portuguesa nas séries finais da Educação Básica? Para responder a essa inquirição, o objetivo da pesquisa se centrou em conhecer as principais contribuições da poesia para o processo de ensino e aprendizagem escolar da Língua Portuguesa nas séries finais da Educação Básica e, de maneira específica, também objetivou identificar o papel didático da poesia enquanto produtora de conhecimento, descrever a sua contribuição no trabalho do professor e na aprendizagem do aluno e, por fim, preocupou-se em apontar procedimentos, “artimanhas” que auxiliem o professor no ensino e aprendizagem com a poesia. Para responder ao problema e chegar aos objetivos elencados, o caminhar foi delineado pela pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico e pela pesquisa bibliográfica-documental. Além desses meios de busca por resposta ao problema, a pesquisa de campo entrou como instrumento de reunião das significações dadas pelos sujeitos: as professoras de Língua Portuguesa da Escola Estadual Gonçalves Dias em Boa Vista, capital do estado de Roraima. Devido ao distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19, as contribuições das professoras ocorreram de entrevista virtual e as significações dadas por elas confirmaram a poesia como produtora de conhecimento, tanto o sistematizado pelos currículos quanto os que integram o todo do ser humano. Além disso, revelaram que a arte poética suaviza o contexto de ensino, provendo uma aprendizagem interessante e segura, permite que o aluno se mostre e acrescenta aos currículos condições de lidar com a diversidade cultural existente. Vários autores foram usados para a embasar e consolidar essa pesquisa, entre tantos, é justo dizer que a fundamentação teórica teve uma pitadinha de Paixão (1987), também de Adorno (2011), Paz (1982), Cândido (2011) e Zilberman (2009). O percurso metodológico se firmou com também grandes nomes: Bicudo (2011), Chizzotti (2017), Husserl (2020) e Sokolowski (2014), foram estes, somados aos que se encontram no corpo da pesquisa, que fincaram as pedras que direcionaram esse caminhar. Por fim, as artimanhas poéticas foram embasadas em Cosson (2021), professora Andreia Alexandre (2022), e anotações de campo de pesquisa.

Poesia. Conhecimento. Língua Portuguesa. Ensino Médio.

Jacilene Silva da Cruz / Elialdo Rodrigues de Oliveira