Bernardes, Lusyanny Parente Albuquerque

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Bernardes, Lusyanny Parente Albuquerque. Estratégia didática pedagógica para educação nutricional no ensino fundamental anos iniciais de uma escola particular de Boa Vista-RR. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

A educação alimentar e nutricional (EAN) é o processo chave na habilitação do indivíduo para realização de escolhas alimentares corretas, sendo a escola o ambiente ideal, pois é um local de convívio social, ensino e aprendizagem. Neste contexto, o presente estudo objetivou avaliar uma estratégia didática pedagógica para educação nutricional no Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola particular de Boa Vista-RR. Trata-se de uma pesquisa-ação qualitativa, que foi realizada em uma escola particular de Boa Vista-RR, tendo a participação de estudantes do quinto ano. A dinâmica proposta para o desenvolvimento das ações de EAN foram os Três Momentos Didáticos de Delizoicov (3MP); divididos da seguinte forma: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. No primeiro momento foi realizada uma roda de conversa para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a temática abordada. No segundo foram realizados, além de rodas de conversas, debates expositivos dialogado e exposição de trechos de documentário. No terceiro momento foi realizado o preparo de receita culinária e atividade teórica. Para o desenvolvimento das atividades de EAN foram realizadas seis aulas, que abordaram os dez passos para uma alimentação saudável do Guia Alimentar Para a População Brasileira do Ministério da Saúde. Na investigação dos conhecimentos prévios (aula 1) observouse que as crianças possuem dúvidas em relação a classificação dos alimentos quanto ao grau de processamento. Na organização do conhecimento, realizou-se atividades de educação nutricional distribuídas entre as aulas 2 a 6. Na aula 2, as crianças demostraram que sabem o que é alimento in natura, além de compreenderem que os ingredientes culinários devem ser utilizados com moderação. Na aula 3, as crianças ficaram surpresas com o excesso de sal, açúcar e gordura dos alimentos ultraprocessados, devendo ser evitados. Na aula 4, percebeu-se que os escolares sabem que a realização das refeições deve ser um momento agradável, entretanto gostam de utilizar o celular enquanto comem. Quanto ao local para realização das compras, sabem que este deve ofertar uma maior variedade de alimentos in natura. Na aula 5, as crianças demostraram interesse no preparo de alimentos e identificaram algumas atitudes dos pais e/ou responsáveis referentes ao planejamento das refeições. Na aula 6, compreenderam que quando comerem fora de casa devem priorizar locais com preparações caseiras feitas na hora. Os alunos assimilaram que é necessário ter senso crítico em relação a propaganda de alimentos, embalagens e marketing. Na aplicação do conhecimento, as crianças compreenderam os princípios para um alimentação saudável, pois desenharam no prato uma maior quantidade de alimentos in natura ou minimante processados e, na atividade final subjetiva todos os questinomentos tiveram mais de 60% de acertos. A pesquisa foi a base teórico prática para elaboração do Guia Didático de Educação Alimentar e Nutricional, que terá o objetivo de auxiliar os docentes na missão de educação em saúde. As atividades de EAN proporcionaram a construção do conhecimento sobre alimentação e nutrição e, podem ainda ser políticas públicas de promoção de saúde e prevenção de doenças e carências nutricionais.

Estratégia Didática. Educação Alimentar e Nutricional. Alimentação Saudável. Ensino de Ciências

Lusyanny Parente Albuquerque Bernardes – Bianca Maíra de Paiva Ottoni Boldrini – Flávia Amaro Gonçalves Tavares

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – 2022