Pontes, Alex Correa

Pontes, Alex Correa. Estudo da prática pedagógica dos professores de educação física da cidade de Parintins-AM a partir do uso das tecnologias digitais nas séries finais do ensino fundamental. 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2023.

O ensino da Educação Física tem sido alvo de debates entre professores e pesquisadores, que buscam entender as determinações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), direcionadas ao fazer pedagógico na Educação Física Escolar acerca do uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs). Com base nisso, realizou-se um estudo a partir da abordagem qualitativa, de tipo descritivo, com objetivo de diagnosticar a prática pedagógica dos professores de Educação Física da cidade de Parintins-AM a partir do uso das TDICs. A metodologia deste estudo contou com as seguintes técnicas: estratégia de estudo de campo, pesquisa documental, entrevista de grupo focal, diário de campo, observação não participante, e observação sistemática. A coleta de dado contou com uma amostra de 16 professores de Educação Física, vinculados a 10 escolas da rede pública de ensino de Parintins-AM. O tratamento através da técnica de análise de conteúdo, aplicada em três etapas: pré-análise, exploração do material e interpretação. Após a análise, evidenciaram-se os seguintes resultados: a) O perfil dos professores de Educação Física da cidade de Parintins-AM, b) O planejamento da prática pedagógica, c) Orientações curriculares para o uso das tecnologias digitais nas séries finais do Ensino Fundamental, d) Aplicação dos processos pedagógicos, e) As estruturas das escolas municipais e estaduais, f) Avaliação do processo de ensino-aprendizagem a partir da concepção dos professores em relação ao uso e níveis de apropriação das TDICs. Na consolidação destes resultados aplicaram-se a triangulação de dados a partir de subsídios teóricos e práticos do método científico, empírico e documental. Assim sendo, a pesquisa reitera sua relevância perspectiva de subsidiar as futuras pesquisas relacionadas as singularidades do processo construtivo das práticas pedagógicas dos professores de Educação Física do cenário educacional das regiões da Amazônia, em especial da cidade de Parintins-AM.

Educação Física – Professores – Práticas Pedagógicas – Parintins-AM – Tecnologias digitais

Orientador(a)

Alex Correa Pontes / Ednaldo Coelho Pereira