Título

FEMINICÍDIO: UMA ANÁLISE DOS CASOS QUE TRAMITARAM NAS VARAS DO TRIBUNAL DO JÚRI DA COMARCA DE BOA VISTA/RR, NO PERÍODO ENTRE 2017-2021

Autor(es)

Trindade, Aline Moreira

Programa ou Curso

Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania

Data do documento

2023

Citação

Trindade, Aline Moreira. Feminicídio: uma análise dos casos que tramitaram nas varas do Tribunal do Júri da comarca de Boa Vista/RR, no período entre 2017/2021. Dissertação do Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania (MPSP). Universidade Estadual de Roraima (UERR). Boa Vista, 2023.

Resumo

Esta pesquisa analisou os fatores de risco presentes em 11 processos judiciais, que apuraram a prática do crime de homicídio qualificado pelo feminicídio, na forma tentada e consumada, na cidade de Boa Vista/RR, no período de 2017 a 2021. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica e documental, restou apurado que os principais fatores de risco encontrados nos autos judiciais foram: não aceitação do término do relacionamento, uso de bebida alcoólica, agressões, ciúmes e filhos da vítima oriundos de outros relacionamentos. A não aceitação da separação foi a alegação principal para a prática dos crimes, reforçando a influência da estrutura patriarcal na violência contra a mulher. Os resultados apontam para a necessidade de divulgação dos fatores de risco, apoio às vítimas e políticas públicas para combater a violência contra a mulher.

Palavras-chave

Feminicídio. Fatores de risco. Violência contra a mulher. Boa Vista/RR.

Orientador(a)

Profa. Dra. Leila Chagas de Souza Costa

Sigla da Instituição

UERR

URL

https://producoes.uerr.edu.br/wp-content/uploads/2024/08/Dissertacao-Aline-Moreira-Trindade.pdf

Este item aparece nas coleções

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania – 2023