Oliveira, Jesucina do Nascimento Moura

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Oliveira, Jesucina do Nascimento Moura. Formação continuada de professores da educação infantil fundamentada na educação científica em escolas Municipais de Alto Alegre-RR. 2022. 207 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

A Educação Infantil em seu percurso histórico vem alcançando destaque no que tange ao trabalho pedagógico com vistas a favorecer o desenvolvimento integral das crianças. Nesta perspectiva a Educação Científica, surge como possibilidade de favorecer a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos desta etapa da Educação Básica. Deste modo, a formação continuada de professores fundamentada em propostas pedagógicas que promovam a Educação Científica torna-se relevante objeto de investigação no contexto educacional, uma vez que, o desenvolvimento profissional e pessoal do professor, possui uma estreita relação com o processo de desenvolvimento dos alunos. Diante desta realidade esta pesquisa buscou responder ao seguinte problema: Como uma formação continuada de professores da Educação Infantil, fundamentada na Educação Científica pode contribuir para o ensino e a aprendizagem das crianças no processo de Alfabetização Científica? Para tanto traçou o seguinte objetivo geral: Analisar uma proposta de formação continuada de professores de Educação Infantil, com fundamento na Educação Científica, como promotora da Alfabetização Científica no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de duas escolas do município de Alto Alegre-RR. Em função do objetivo geral proposto, foram evidenciados os seguintes objetivos específicos: Discutir a atuação dos professores e as estratégias de ensino e aprendizagem desenvolvidos na Educação Infantil; realizar oficinas pedagógicas com professores de duas escolas de Educação Infantil do sistema municipal de Ensino de Alto Alegre-RR, em que se oportunize a análise, reflexão e discussão da Alfabetização Científica na prática destes professores; produzir como Produto Educacional um Guia de Orientação didático/pedagógico com os professores da Educação Infantil de duas escolas do município de Alto Alegre – RR. A pesquisa foi de natureza qualitativa e exploratória e, do ponto de vista dos procedimentos técnicos foi uma pesquisa-ação, tendo como proposta o desenvolvimento de 08 (oito) oficinas de formação continuada com os participantes da pesquisa, que foram 08 (oito) professores de duas escolas do sistema municipal de ensino de Alto Alegre-RR. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumento um questionário semiestruturado, descrição das observações e atividades realizadas no decorrer das oficinas, relato dos diálogos e registros escritos por meio do Diário de Bordo, registro fotográfico e vídeos produzidos com os professores participantes da pesquisa. A análise dos dados coletados pelo questionário ocorreu conforme a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016) os demais dados coletados no decorrer das oficinas foram analisados de forma descritiva. Os resultados evidenciaram que a Formação Continuada fundamentada na Educação Científica, utilizando- se da proposta de projetos de pesquisa por meio de atividades investigativas foram consideradas relevantes para aperfeiçoamento das práticas pedagógicas dos professores. E estas contribuições foram fundamentais para que os professores se encorajassem a desenvolver projetos de pesquisas com as crianças, possibilitando um ensino repleto de problematizações e investigações, com os alunos atuando ativamente em busca de respostas para suas curiosidades. A pesquisa demonstrou ainda que a Formação Continuada fundamentada na Educação Científica, através da utilização de projetos de pesquisas possibilita reflexões, e transformação das práticas dos professores, possibilitando que estes percebam que possuem condições de se tornarem pesquisadores da educação com seus alunos. O Produto Educacional resultante da pesquisa constituiu-se de um Guia Didático/Pedagógico, elaborado a partir dos resultados da pesquisa, visando a orientação para a formação de professores fundamentada na Educação Científica, bem como orientações para a prática de produção de projetos de pesquisa com vistas a promoção da Alfabetização Científica das crianças da Educação infantil.

Formação continuada de professores. Educação Científica. Projetos de pesquisa. Educação Infantil. Alto Alegre-RR

Jesucina do Nascimento Moura Oliveira – Enia Maria Ferst – Elena Campo Fioretti

DISSERTAÇÕES – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências – 2022