Neto, Antonio de Matos – Silva, Edimar Soriano da

Curso Superior de Polícia/2003

Neto, Antonio de Matos – Silva, Edimar Soriano da. INSTITUTO SUPERIOR DE SEG. E CIDADANIA DE RORAIMA Novo Modelo de Formação Policial no Brasil. 2003. 130 f. Curso Superior de Polícia. Universidade Federal da Paraíba, Fortaleza, 2003.

Este trabalho monográfico apresentado sob o título “Instituto Superior de Segurança e Cidadania de Roraima: Novo Modelo de Formação Policial no Brasil”, é destinado a apresentar e avaliar esta nova experiência que foi implantada no ano de 2001/2002 pelo Governo de Roraima, baseado nas técnicas modernas de abordagem por competência, originadas na Província de Québec/Canadá e devidamente adaptadas à realidade brasileira/roraimense. Em primeiro lugar apresentamos uma análise da educação no Brasil, desde a fase colonial até chegar à educação superior atual em nosso país. Em segundo lugar, apresentamos o Projeto Institucional do Instituto, descrevendo todas as suas fases. Em terceiro plano, abordamos o projeto pedagógico do Curso de Bacharelado em Segurança Pública, descrevendo as competências e as disciplinas previstas no curso, carga horária, bem como, todos os estágios previstos durante a realização do curso em andamento no Instituto. No quarto momento, apresentamos a pesquisa de campo, realizada com os alunos do Instituto, autoridades ligadas direta e indiretamente com a área de segurança do cidadão e com aquelas que participaram da implantação do projeto inicial, além da comunidade organizada do Estado de Roraima, que através de questionário e entrevistas, apresentaram suas opiniões a respeito da nova experiência, hoje em funcionamento naquele Estado da federação. Finalizando, concluímos, através desta pesquisa, que o Instituto Superior de Segurança e Cidadania de Roraima-ISSeC/RR, veio em boa hora, estando este empreendimento do Governo Estadual em total compasso com os planos de integração das instituições que participam do Sistema de Segurança e defesa social do Estado e que hoje encontra-se em discussão no âmbito do Governo Federal com todos os Estados da federação. Buscamos também através de nossa pesquisa sentir o desejo da sociedade roraimense, que deseja a viabilidade de um sistema de treinamento coeso, integrado e inédito, que atenda essa área vital do Estado de Roraima.

Educação – Formação Policial – Governo de Roraima

Neto, Antonio de Matos – Silva, Edimar Soriano da