Essa dissertação estudou a interação cultural e a aprendizagem a partir das memórias
interculturais dos alunos e professores do Ensino Médio da Escola Estadual Mario David
Andreazza, em Boa Vista – Roraima. Para tanto, definiu-se como objetivo geral analisar as
aprendizagens dos alunos e professores do Ensino Médio da Escola Estadual Mario David
Andreazza em tempos de pandemia nos anos letivos de 2020 a 2022. Os três objetivos
específicos que nortearam a pesquisa são: compreender como ocorrem as aprendizagens
interculturais a partir das memórias de alunos e professores; avaliar os possíveis reflexos de
atividades interculturais na aprendizagem dos alunos; e compreender como ocorre a
interculturalidade entre os alunos no período de isolamento social, levando em conta o Projeto
Pedagógico- PP da escola pesquisada e o Documento Curricular de Roraima- DCRR-EM. No
campo acadêmico, a pesquisa contribuiu para a análise do contexto de aprendizagem em uma
escola pública em tempos pandêmicos, oportunizando reflexões a respeito do processo do
ensino remoto e das aprendizagens adquiridas. No aspecto social, a pesquisa pontuou as
adversidades do momento histórico vivido, podendo ser referência na área de políticas públicas
para a educação. A pesquisa está alicerçada na linha metodológica da História Oral (HO),
utilizando uma abordagem qualitativa, por meio das entrevistas realizadas, houve a escuta de
narrativas dos discentes e docentes a respeito da educação intercultural e de como ocorreu o
processo de aprendizagem por meio do ensino remoto nos anos pesquisados. O trabalho
utilizou-se de narrativas como instrumentos de coletas para os alunos e entrevistas com os
professores e a coordenação pedagógica, com enfoque teórico nas Memórias e Identidade de
Candau (2020, 2011) e Santos (2011). Quanto aos sujeitos deste trabalho, foram 10 professores,
representando a equipe docente da 3ª série e 20 alunos também da 3ª série do Ensino Médio,
além de 2 pedagogos, representando a Coordenação Pedagógica. A seleção dos sujeitos
pesquisados ocorreu de acordo com a manifestação de cada um pelo interesse de participar da
pesquisa. Dessa maneira, concluímos que as aprendizagens interculturais e a educação
intercultural são aspectos que devem ser abordados no ambiente escolar, para que a escola seja
um local onde as diferenças sejam somadas e não segregada, visto que a segregação está tão
notória no período pandêmico e que a escola, com muita responsabilidade e dedicação, buscou
minimizar seus efeitos durante a pandemia e o ensino remoto. Por outro lado, também
concluímos que os discentes hoje vivem um outro momento, onde muitos conseguiram conciliar
o ensino remoto com demais atividades laborais e não sentem falta do ensino presencial da
forma vigente em que se encontra atualmente.