Ferreira, Lucenir Lucena

Ferreira, Lucenir Lucena. Memórias de aprendizagens interculturais: A aprendizagem no ensino médio da Escola Estadual Mario David Andreazza, em Boa Vista-Roraima. 2022. 145 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

Essa dissertação estudou a interação cultural e a aprendizagem a partir das memórias interculturais dos alunos e professores do Ensino Médio da Escola Estadual Mario David Andreazza, em Boa Vista – Roraima. Para tanto, definiu-se como objetivo geral analisar as aprendizagens dos alunos e professores do Ensino Médio da Escola Estadual Mario David Andreazza em tempos de pandemia nos anos letivos de 2020 a 2022. Os três objetivos específicos que nortearam a pesquisa são: compreender como ocorrem as aprendizagens interculturais a partir das memórias de alunos e professores; avaliar os possíveis reflexos de atividades interculturais na aprendizagem dos alunos; e compreender como ocorre a interculturalidade entre os alunos no período de isolamento social, levando em conta o Projeto Pedagógico- PP da escola pesquisada e o Documento Curricular de Roraima- DCRR-EM. No campo acadêmico, a pesquisa contribuiu para a análise do contexto de aprendizagem em uma escola pública em tempos pandêmicos, oportunizando reflexões a respeito do processo do ensino remoto e das aprendizagens adquiridas. No aspecto social, a pesquisa pontuou as adversidades do momento histórico vivido, podendo ser referência na área de políticas públicas para a educação. A pesquisa está alicerçada na linha metodológica da História Oral (HO), utilizando uma abordagem qualitativa, por meio das entrevistas realizadas, houve a escuta de narrativas dos discentes e docentes a respeito da educação intercultural e de como ocorreu o processo de aprendizagem por meio do ensino remoto nos anos pesquisados. O trabalho utilizou-se de narrativas como instrumentos de coletas para os alunos e entrevistas com os professores e a coordenação pedagógica, com enfoque teórico nas Memórias e Identidade de Candau (2020, 2011) e Santos (2011). Quanto aos sujeitos deste trabalho, foram 10 professores, representando a equipe docente da 3ª série e 20 alunos também da 3ª série do Ensino Médio, além de 2 pedagogos, representando a Coordenação Pedagógica. A seleção dos sujeitos pesquisados ocorreu de acordo com a manifestação de cada um pelo interesse de participar da pesquisa. Dessa maneira, concluímos que as aprendizagens interculturais e a educação intercultural são aspectos que devem ser abordados no ambiente escolar, para que a escola seja um local onde as diferenças sejam somadas e não segregada, visto que a segregação está tão notória no período pandêmico e que a escola, com muita responsabilidade e dedicação, buscou minimizar seus efeitos durante a pandemia e o ensino remoto. Por outro lado, também concluímos que os discentes hoje vivem um outro momento, onde muitos conseguiram conciliar o ensino remoto com demais atividades laborais e não sentem falta do ensino presencial da forma vigente em que se encontra atualmente.

Aprendizagem. Escola. Interculturalidade. Memória. Pandemia

Lucenir Lucena Ferreira / Carmem Véra Nunes Spotti