NOVOS ALCALÓIDES DE Cissampelos sympodialis EichI. (MENISPERMACEAE)

Lira, Gildeci Alves de

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS

Lira, Gildeci Alves de. NOVOS ALCALÓIDES DE Cissampelos sympodialis EichI. (MENISPERMACEAE). 2001. 130 f. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2001.

O gênero Cissampelos pertence à família Menispermaceae e tem como principal característica fitoquímica, a presença de diversos tipos de alcalóides. Dada a importância desta classe de substâncias e sua ocorrência em três espécies distintas (C. glaberrima, C. ovalifolia e C. sympodialis) no estado da Paraíba; objetivou-se com este trabalho, o estudo desta última com a finalidade de isolar e identificar novos alcalóides. Cissampelos sympodialis EichI. é uma planta popularmente conhecida como milona, abuteira ou orelha de onça e usada na medicina popular no tratamento da asma, bronquite, gripe, reumatismo e afecções genito-urinárias. Através de métodos cromatográficos foram isolados do extrato etanólico das folhas e raízes desta espécie seis alcalóides; um do tipo benzilisoquinolínico, a coclaurina; um do tipo aporfínico, a liriodenina, ambos inédito no gênero Cissampelos] um do tipo morfinandienônico, a milonina, já isolada anteriormente das folhas desta espécie; e três alcalóides do tipo bisbenzilisoquinolínico, dos quais dois já foram isolados anteriormente nesta espécie, a wahfteína e a metilwarifteína, e um inédito na literatura, a roraimina. As estruturas foram determinadas com base em análises espectrais de infravermelho, ressonância magnética nuclear de hidrogênio e carbono 13 incluindo técnicas bidimensionais, tais como HMQC, HMBC, HETCOR, COSY e NOESY. O isolamento destas substâncias contribui para o avanço do estudo quimiotaxonòmico da família Menispermaceae.

gênero Cissampelos – família Menispermaceae – ALCALÓIDES

Lira, Gildeci Alves de – Cunha, Emídio V. L. da

Centro de Ciências da Saúde do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica da Universidade Federal da Paraíba