Targino, Emerson Daniel de Souza

Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (PPGE) (www.uerr.edu.br/ppge/)

TARGINO, Emerson Daniel de Souza. O estado do conhecimento nas produções de tccs do curso de licenciatura intercultural indígena/ Insikiran (2015 a 2019). 2022. 143 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) – Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Universidade Estadual de Roraima e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Boa Vista, 2022.

A dissertação aborda O Estado do Conhecimento nas Produções de TCCs do curso de Licenciatura Intercultural Indígena/ Insikiran (2015 a 2019). Aliados a linha de pesquisa II – Educação do Campo, Educação indígena e Interculturalidade, além do grupo de pesquisa Educação, interculturalidade e emancipação humana. Teve como problema de pesquisa: quais temáticas e centros de interesse estão presentes nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos acadêmicos do Insikiran de 2015 a 2019 e o que nos podem indicar em termos curriculares e pedagógicos? A pesquisa teve como objetivo realizar um mapeamento dos TCCs dos egressos do curso de Licenciatura Intercultural, nos diferentes eixos temáticos propostos pela graduação, e analisar as questões a partir da perspectiva curricular, procurando identificar os principais centros de interesse presentes nos anos de 2015 a 2019. A metodologia utilizada foi o Estado do Conhecimento, indicada para pesquisa de caráter bibliográfico, uma vez que permite o mapeamento das produções científicas de um determinado tema. Assim, identificaram-se e analisaram-se 97 resumos, sendo 35 nos eixos das ciências da natureza; 35 nas ciências sociais; e 27 nas ciências da comunicação e artes. Nesse aspecto, concluiu-se que, entre o período de 2015 a 2019, as pesquisas desenvolvidas na Licenciatura Intercultural Indígena do Instituto Insikiran possuíam como centros de interesse as questões sobre registro de narrativas, memórias, costumes e historicidade das comunidades; elaboração, construção e aplicação de propostas pedagógicas interculturais; leitura e escrita do idioma português; educação escolar indígena, comunidade e língua materna; conscientização e produções de materiais educativos e específicos; e preservação do território, economia e saberes tradicionais. Estes configuram-se como universos de conhecimentos/saberes tradicionais, estabelecidos como etnociência ou na perspectiva das Epistemologias do sul, no campo dos estudos decoloniais. Tais estudos propõem debates e reflexões descoloniais e decoloniais, quebrando o fetichismo criado pela cultura europeia de detentora de conhecimentos validos e necessários para a convivência social.

Formação de Professores Indígenas. Estado do Conhecimento. Insikiran. Interculturalidade.

Universidade Estadual de Roraima

Dissertações – Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – 2022