O ensino de química, na atualidade, vem passando por reformulações em suas
metodologias de ensino, porque os métodos utilizados nem sempre alcançam os
objetivos pretendidos. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar
as contribuições da aplicação de um Jogo de Cartas seguindo uma sequência didática
adaptada ao ensino remoto, no contexto da aprendizagem significativa, para os
processos de ensino e de aprendizagem dos conceitos de Química Orgânica para
alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves,
no município de Boa Vista, Roraima. Esta pesquisa foi qualitativa, descritiva e
participante, os instrumentos para a coleta de dados da pesquisa foram a observação
e os questionários com perguntas de múltipla escolha. Desenvolveu-se uma
sequência didática para a aplicação das atividades, cujas principais etapas foram o
diagnóstico para a identificação das subsunções; a elaboração e a aplicação de um
jogo didático de cartas envolvendo o conteúdo de Química Orgânica, em consonância
com o planejamento do professor titular da disciplina; avaliação da aprendizagem e
do jogo. O Produto Educacional é fruto de pesquisa científica desenvolvida com Seres
humanos e para seres humanos, com alunos de 3º ano do Ensino médio, é um manual
contendo a elaboração de material didático na forma de um jogo de cartas intitulado
“O desafio das cartas”. Esse material é composto por uma trilha, por um quadro de
regras, cartas com perguntas sobre o conteúdo de Química Orgânica e um diagnóstico
inicial utilizado no jogo, que vai auxiliar docentes e pesquisadores.