Barreto, Francisco Macione Martins

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Barreto, Francisco Macione Martins. O lúdico como ferramenta de ensino-aprendizagem: o desafio das cartas nas aulas de química orgânica do ensino médio de uma escola pública de Boa Vista – Roraima. 2022. 99 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

O ensino de química, na atualidade, vem passando por reformulações em suas metodologias de ensino, porque os métodos utilizados nem sempre alcançam os objetivos pretendidos. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar as contribuições da aplicação de um Jogo de Cartas seguindo uma sequência didática adaptada ao ensino remoto, no contexto da aprendizagem significativa, para os processos de ensino e de aprendizagem dos conceitos de Química Orgânica para alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, no município de Boa Vista, Roraima. Esta pesquisa foi qualitativa, descritiva e participante, os instrumentos para a coleta de dados da pesquisa foram a observação e os questionários com perguntas de múltipla escolha. Desenvolveu-se uma sequência didática para a aplicação das atividades, cujas principais etapas foram o diagnóstico para a identificação das subsunções; a elaboração e a aplicação de um jogo didático de cartas envolvendo o conteúdo de Química Orgânica, em consonância com o planejamento do professor titular da disciplina; avaliação da aprendizagem e do jogo. O Produto Educacional é fruto de pesquisa científica desenvolvida com Seres humanos e para seres humanos, com alunos de 3º ano do Ensino médio, é um manual contendo a elaboração de material didático na forma de um jogo de cartas intitulado “O desafio das cartas”. Esse material é composto por uma trilha, por um quadro de regras, cartas com perguntas sobre o conteúdo de Química Orgânica e um diagnóstico inicial utilizado no jogo, que vai auxiliar docentes e pesquisadores.

Ensino de Química. Ludicidade. Química Orgânica. Jogo Didático

Francisco Macione Martins Barreto – Josimara Cristina de Carvalho Oliveira