O objetivo desta pesquisa é analisar o orçamento do governo estadual para o desenvolvimento dos programas de trabalho da Polícia Civil do Estado de Roraima no MAP no período de 2012 a 2019. Para tanto, foram desenhados alguns objetivos específicos para atingir determinado fim, como apresentar conceitos sobre o orçamento governamental e sua elaboração; discutir sobre a instituição policial civil do Estado de Roraima, incluindo sua história institucional e suas atribuições constitucionais. Investigar o processo orçamentário da Polícia Civil de Roraima e a composição do orçamento destinado ao órgão no período de 2012 a 2019, abrangendo a vigência de dois quadriênios do MAP. Os procedimentos metodológicos utilizados na pesquisa estão estruturados na forma de estudo de caso utilizando os orçamentos da Polícia Civil conforme legislação estadual do MAP para obter os objetivos propostos juntamente com a pesquisa bibliográfica que apresenta o conceito de orçamento público, receitas e despesas públicas , MAPA, BGL e ABL. A qualidade da gestão do orçamento público está relacionada com a prestação de serviços que a administração pública deve prestar à sociedade. A Segurança Pública é exercida para a preservação da ordem pública e da segurança de pessoas e bens, sendo exercida pelos três níveis de governo. A Polícia Civil para realizar um excelente trabalho necessita de recursos financeiros e de uma boa gestão para traçar objetivos e metas que possibilitem à instituição cumprir seu papel na sociedade.