Almeida, Katia Pereira

Almeida, Katia Pereira. Os Professores de Educação Física: A Prática Pedagógica a partir da Implantação do Documento Curricular de Roraima. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade Estadual de Roraima, Boa Vista, 2022.

As reflexões e inquietações acerca das iminentes mudanças propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus efeitos produzidos no Documento Curricular de Roraima (DCRR), além da inesperada pandemia do novo Coronavírus, causador da doença Covid-19, tem solicitado do professor mudanças nas formas de ensinar, nas práticas pedagógicas, nas metodologias, na inserção de novas ferramentas de trabalho, por exemplo. Observando este cenário, o estudo teve como objetivo principal conhecer a concepção dos professores de Educação Física que atuam no Ensino Fundamental II, quanto às alterações ocorridas em sua prática pedagógica a luz do Documento Curricular de Roraima. Para tanto, a revisão de literatura proposta permitiu caracterizar os marcos legais e teóricos que orientaram a implementação do DCRR para o componente curricular Educação Física, situando-o no contexto histórico que o cerca. Assim, como forma de descrever o processo de elaboração e a estrutura pedagógica do DCRR para o componente curricular Educação Física e analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física a partir da implantação do DCRR durante a pandemia da Covid-19, o delineamento metodológico assentou-se no desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, de caráter qualitativo, abordagem fenomenológica-hermenêutica, do tipo descritiva, tendo como método de interpretação dos dados a análise de conteúdo e cujo instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada gravada. Os resultados obtidos permitiram identificar como um determinado grupo social compreende e interpreta o ensino, a aprendizagem e o currículo adotado. Em se tratando dos membros da comissão de implementação do DCRR, ficou constatado que sua elaboração seguiu às Diretrizes do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC), visando a promoção e garantia de formação dos professores, tanto de seu conhecimento geral quanto de modo específico correspondente a cada área do currículo escolar. No entanto, problemas como os de estrutura física das escolas públicas estaduais do Ensino Fundamental II, falta de materiais didáticos e pedagógicos, por exemplo, ainda são um desafio a ser vencido, principalmente porque se propõe a realização de um planejamento considerando a diversidade cultural do Estado. Com relação aos docentes, ficou evidenciado que um dos grandes desafios do professor de Educação Física no cenário local, é, justamente, compreender os processos elencados no currículo, que neste caso, é o DCRR, e instrumentalizar os seus elementos constituintes em sua prática pedagógica cotidiana. A boa avaliação se dá em virtude dos conhecimentos adquiridos em torno do DCRR e de sua aplicabilidade. No entanto, falta uma conexão entre o ato docente e a orientação a ser recebida, assim como a falta de estrutura física, material e pedagógica.

Professores. Educação Física. Prática Pedagógica. DCRR.

Katia Pereira Almeida / Lucas Portilho Nicoletti