A pesquisa “Percepções de professores Indígenas e não Indígenas a respeito das crianças
Indígenas em escolas urbanas em Boa Vista-RR” focaliza na temática da visibilidade das
crianças indígenas em escolas urbanas com discussões sobre o currículo e interculturalidade.
Está ligada à linha de pesquisa Educação Indígena, Educação do Campo e Interculturalidade e
ao Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Emancipação Humana (Geeineh), do
Mestrado acadêmico da Uerr/IFRR. Trata de um estudo de caso que busca através do objetivo
principal desta pesquisa compreender as percepções dos professores indígenas e não indígenas
a respeito das crianças indígenas nas escolas urbanas. Como problema de pesquisa,
apontamos a seguinte questão: Como são as percepções dos professores indígenas e não
indígenas a respeito das crianças indígenas nas escolas urbanas de Boa Vista? Buscamos
elementos que nos ajudarão contextualizar os estudos sobre as crianças e infâncias indígenas
na Amazônia e como estes nos auxiliam a refletir sobre o currículo da Educação Infantil da
rede Municipal de Ensino de Boa Vista. Com abordagem qualitativa e apoio da literatura
antropológica em diálogo com a educação e a interculturalidade, buscamos, também, discutir
os estudos sobre a infância, a infância indígena, o respeito à cultura e identidade, currículo da
Educação Infantil, apontando desafios diante da necessidade de construir uma educação que
realmente atenda às demandas interculturais, pautada na Constituição Federal do Brasil de
1988 que, em seu artigo 215, prevê que o Estado deve garantir a todos o pleno exercício dos
direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional. Concluímos que ainda há uma visão
estereotipada dos povos indígenas e que as crianças indígenas presentes em ambiente escolar
urbano de Boa Vista ainda são vítimas destas visões e pouco reconhecidas em seus direitos e
singularidades. Ainda precisamos avançar muito para ter uma nação que respeite a identidade
cultural do seu povo.